Portugal e México no IV Festival do Violão da UFRJ

André Madeira

André Madeira, violonista português, faz concerto de encerramento do Festival.

APRESENTANDO con­vi­dados como o por­tu­guês André Ma­deira, a Or­questra de Vi­o­lões da Es­cola Na­ci­onal de Mú­sica (OGENM) da Uni­ver­si­dade Na­ci­onal Autô­noma do Mé­xico e o Oc­teto Si­carú, co­or­de­nado pelo ma­estro Ro­drigo Lara Alonso e in­te­grado também por mú­sicos me­xi­canos, a quarta edição do Fes­tival de Vi­olão da UFRJ ocorre de 22 a 25 de ou­tubro, na Es­cola de Mú­sica (EM) da UFRJ e no Ins­ti­tuto Cer­vantes (rua Vis­conde de Ouro Preto, 62, em Bo­ta­fogo) – ins­ti­tuição que apoia a ini­ci­a­tiva e onde se re­a­lizam todas as ati­vi­dades da quinta-feira, dia 24.

Baixe aqui a programação do Festival.

Des­tacam-se também os con­certos da Ca­me­rata de Vi­o­lões, do Rio de Ja­neiro, e do vi­o­lo­nista Eu­gênio de Souza. Já con­sa­grado, o Fes­tival mantém como ob­je­tivo a troca de ex­pe­ri­ên­cias, além do de­bate teó­rico e das ati­vi­dades pe­da­gó­gicas. “É um grande in­cen­tivo para os alunos”, sa­li­enta o pro­fessor Bartho­lomeu Wiese, que di­vide a co­or­de­nação este ano com Celso Ra­malho, também do­cente da EM. “Pela se­gunda vez, está à frente do evento o Nú­cleo de Arcos e Cordas De­di­lhadas, o ‘Acorde’, criado pelo De­par­ta­mento de Cordas da Es­cola para abrigar os pro­jetos de Ex­tensão da área, abrindo es­paço para que seja fa­ci­li­tada a es­tru­tu­ração do evento”, in­forma Celso. Os es­tu­dantes terão con­certos pró­prios e farão aber­turas nas de­mais apre­sen­ta­ções.

Convidados

O con­certo do dia 22, às 19h, no Salão Le­o­poldo Mi­guez, será aberto pela a Or­questra de Vi­o­lões da Es­cola Na­ci­onal de Mú­sica da Uni­ver­si­dade me­xi­cana. Criada em 2002 pelo pi­a­nista Nestor Castañeda y León, é in­te­grada por ins­tru­men­tistas da dis­ci­plina Prá­tica de Vi­olão em Con­junto e já se apre­sentou em di­versos fes­ti­vais in­ter­na­ci­o­nais. No pro­grama, com­po­si­ções de Edu­ardo Ân­gulo, Julio César Oliva e Mau­ricio Her­nández, sob re­gência de Ro­drigo Lara Alonso – ex- aluno de Tu­ríbio Santos e cri­ador do Si­carú, grupo que se apre­senta em se­guida. O oc­teto ofe­rece um re­per­tório de mú­sica con­tem­po­rânea es­crita es­pe­ci­fi­ca­mente para oito naipes, o que o torna um con­junto único no seu país. Seu com­pro­misso é com a mú­sica po­pular e com a mú­sica nova de com­po­si­tores me­xi­canos. No con­certo, in­ter­pre­tará obras de Pa­trick Roux, Ri­cardo Ta­cu­chian, Leo Brouwer e Ro­land Dyens.

Orquestra de Violões mexicana.

Nas­cida da reu­nião de pro­fes­sores do Con­ser­va­tório Bra­si­leiro de Mú­sica (CBM), a Ca­me­rata de Vi­o­lões é a con­vi­dada do dia 23 e se apre­senta às 19h, no Salão Le­o­poldo Mi­guez, jun­ta­mente com o pro­fessor da Es­cola, Artur Gouvêa. No pro­grama, estão Ni­canor Tei­xeira, Ro­gério Borda e Er­nesto Na­za­reth, além do poema vi­o­lo­nís­tico “Canuã- A Lenda de um Guer­reiro”, de Ga­e­tano Ga­lifi, in­te­grante do grupo.

No dia 24, às 19h, no Cervantes, o espetáculo será aberto pelo professor da EM, Ivan Paparguerius, com obras de compositores espanhóis. Em seguida, Eugênio Lima, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, interpretará José Alberto Kaplan e fará a estreia das Tocatas de Danilo Guanais. No dia 25, às 19h, o evento se en­cerra com o por­tu­guês André Ma­deira, pre­miado ins­tru­men­tista e pro­fessor de gui­tarra nos Cursos Su­pe­ri­ores de Mú­sica do Ins­ti­tuto Uni­ver­si­tário Pi­aget e Con­ser­va­tório de Mú­sica de Coimbra. No Salão Le­o­poldo Mi­guez, in­ter­pre­tará obras de Fran­cois de Fossa, Mario Cas­tel­nuovo-Te­desco, D. Scar­latti e Astor Pi­az­zolla.

Conferências, curso e workshop

No Fes­tival, a Sala da Con­gre­gação será palco de im­por­tantes de­bates. No dia 22, às 14h, Marcus Ferrer, fa­lará sobre “O vi­olão e a viola de 10 cordas como ins­tru­mento de cri­ação”. Em se­guida, às 15h30, Luis Carlos Bar­bieri abor­dará “A obra de Fred Sch­neiter para vi­olão solo”.

No dia 23, às 10h, ha­verá workshop com a Or­questra de Vi­o­lões da Es­cola Na­ci­onal de Mú­sica me­xi­cana. Às 14h, Adamo Prince, “autor de im­por­tantes li­vros di­dá­ticos”, as­si­nala Bartho­lomeu, dis­cu­tirá sobre seu “vi­olão eclé­tico”. Às 15h30, será a pa­lestra de Eu­gênio de Lima, sobre “Me­mo­ri­zação mu­sical: uma apli­cação da te­oria de apren­di­zagem sig­ni­fi­ca­tiva nas três to­catas ar­mo­riais para vi­olão solo de Da­nilo Gua­nais”. No dia 24, às 14h, no Cervantes, o tema de Ricardo Simões é a “Editoração de partituras Sibelius 6.0”. Às 15h30, Fábio Neves tratará do tema “Autogestão de carreira musical”. De volta à Con­gre­gação, no dia 25, Sil­vana Sca­rinci, pro­fes­sora da Uni­ver­si­dade Fe­deral do Pa­raná, mi­nis­trará um mi­ni­curso sobre a “Prá­tica de Baixo Con­tínuo” às 10h e dis­cu­tirá a “in­ter­pre­tação da mú­sica bar­roca”, às 15h30.

Programação do Festival

Data Nome Local
22 de Out de 2013 14.00 h Palestra: Marcus Ferrer Sala da Congregação
22 de Out de 2013 15.30 h Palestra: Luis Carlos Barbieri Sala da Congregação