Primus Trio nesta segunda na Escola de Música

Formado por Cláudia Nascimento (flauta), Emilia Valova (violoncelo) e Tamara Ujakova (piano), o Primus Trio se apresenta dia 04, na Sala da Congregação. O recital está marcado para às 18h30 e tem entrada franca.

No programa da próxima segunda-feira, obras de Philipe Gaubert, Ernest Mahle, Villa-Lobos e Martin Kutnowsky.

Foi em 2011 que o Primus trio iniciou suas atividades. O conjunto nasceu do desejo desses três artistas desenvolverem um diálogo musical mais intenso, unindo talentos e experiências individuais na realização de um trabalho conjunto de divulgação do repertório camerístico escrito para formação.

Cláudia Nascimento

Primus Trio

A flautista Cláudia Nascimento, natural de São Paulo, iniciou seus estudos com Jean-Noël Saghaard, na Escola Municipal de Musica de São Paulo. Formou-se como bacharel em flauta pela Universidade Estadual Paulista, em 2001. Logo após, foi agraciada com uma bolsa de estudos pela Fundação Vitae para se aperfeiçoar no Conservatório Nacional Regional de Rueil-Malmaison, em Paris, com o Prof. Philippe Pierlot, onde obteve Premier Prix Superieur e, por unanimidade, Prix d’Excelence e de Perfectionement.

Foi laureada com a Medalha de Ouro em Música de Câmara, na classe do Prof. Michel Moraguès. Após o final de seu curso no Conservatório de Rueil-Malmaison, ingressou no curso de interpretação do renomado Prof. Frédéric Chatoux, no Conservatório de Poissy. Participou de alguns dos mais importantes Festivais de Música do país, dentre eles Campos do Jordão, Curitiba, Itú e Brasilia. Participou, também, de Master Classes com grandes flautistas, dentre os quais destacam-se Emmanuel Pahud, Davide Formisano, Jean-Claude Gérard, José Daniel Castellon e Michael Cox.

Tem sido convidada para atuar em vários grupos orquestrais e camerísticos, nacionais e internacionais, tais como Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfonica da USP, OSESP, Ensemble Orchestral (l’Eure-et-Loir) e Orchestre Ostinato (Paris), tendo trabalhado com renomados maestros, dentre os quais Lorin Maazel, Kurt Masur, Roberto Minczuk, Benjamin Zander, Günter Neuhold e Roberto Tibiriçá. Foi premiada por duas vezes no Concurso Jovens Solistas (versão camerística), da Orquestra Experimental de Repertorio, e foi vencedora do XIV Concours Européen de Musique, na Picardia, em 2006. Ocupa, desde 2008, o cargo de solista da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Emilia Valova

A violoncelista Emilia Valova nasceu na cidade de Sofia, Bulgária e começou os seus estudos aos seis anos de idade. Em 1988 ganhou o segundo prêmio no Concurso Nacional “Svetolav Obretenov” na Bulgária. Formou-se no curso de graduação em violoncelo na classe do prof. Zdravko Bordanov e posteriormente em mestrado com o prof. Bogomil Karakonov. Durante estes anos integrou o Zdravko Bordanov duo , recebendo vários prêmios nacionais e realizando apresentações em várias cidades da Bulgária.

Em 1997, participou na Academina Internacioonal de verão na cidade de Reichenau – Áustria, apresentando-se com o Quarteto Acadêmico de Sofia. No mesmo ano passou a ser integrante da Orquestra de Câmara Orfeu realizando turnês em vários países da Europa, tais como, República Tcheca, Holanda e Turquia. Em 2011 foi convidada a atuar como spalla da Orquestra Amazonas Filarmônica e integrou o naipe de cordas da Orquestra de Câmara do Amazonas em Manaus, onde teve a oportunidade de apresentar-se como solista em várias ocasiões.Paralelamente às suas atividades artísticas atuou como professora de violoncelo na Escola Estadual de Música do Amazonas, Manaus no período de 1999 a 2010. Em 2005 , integrou o quadro docente do Primeiro Festival Internacional de |Inverno de Brasília da UNB. Atualmente é membro da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro.

Tamara Ujakova

A pianista Tamara Ujakova natural do Rio de Janeiro, graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ, tendo conquistado o prêmio “Medalha de Ouro”, onde também concluiu o Bacharel em órgão e, posteriormente, o Mestrado em piano. Seus estudos pianísticos foram conduzidos por renomados professores no Brasil, como: Myrian Dauelsberg, Arnaldo Cohen e Glória Maria da Fonseca Costa. Foi premiada em vários concursos nacionais de piano, tais como: Prêmio “Medalha de Ouro em Piano” por unanimidade – Escola de Música da UFRJ 2° Lugar no Concurso Nacional de Piano “Arnaldo Estrella”- Juiz de Fora – MG; 1° Lugar no Concurso “Valores Novos” – Sala Cecília Meireles – RJ); 1° Lugar no Concurso Nacional de Piano “Natho Henn” – Porto Alegre – RS; Prêmio “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira” – RJ.

Tem recebido críticas elogiosas por suas atuações como solista e camerista em salas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outros.

No campo da música brasileira tem priorizado os compositores contemporâneos através de turnês realizadas na Alemanha, Holanda e EUA. Paralelamente às suas atividades artísticas, desenvolve intensa atividade como docente ministrando masters classes e lecionando na Escola de Música da UFRJ, onde também coordena o Projeto “O Piano na Música de Câmara”.

Participou de diversas gravações musicais tanto em DVD quanto em CD, tais como: DVD “Quadros de uma Alma Brasileira” – Sociedade Musical Bachiana Brasileira – obra Choros Número 5 (Alma Brasileira) – 2006; CD “Marcas D’Água” em Duo com o clarinetista Cristiano Alves – Selo Biscoito Fino – BC 215 – 2004; CD “Piano Contemporâneo” – obra Il Fait du Soleil de Ricardo Tacuchian – MR08-23 – 2003; CD “Desvelo – João Guilherme Ripper” – obra “Rio Desvelo” – TS9810 – 1998;CD “Canções e Serestas – Hilda Reis” – obra “Valsa Fantasia” – PAS-971 – 1997; CD “Os Mestres e as Crianças – Coro Infantil do Rio de Janeiro” – 1996.

PHILIPPE GAUBERT

Trois Aquarelles para flauta, violoncelo e piano

ERNST MAHLE

Trio para flauta, violoncelo e piano