Procrastinação: desafios e possibilidades de superação

Debates e Encontros

O último encontro do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ deste ano acontece no dia 16 de dezembro, às 14 horas, com a participação de Josiane Barros, Psicóloga e Coordenadora Técnica do Núcleo Psicossocial Acolhe COPPE, para conversar sobre Procrastinação: desafios e possibilidades de superação – um caminho a percorrrer. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

A procrastinação, um ato muito presente no comportamento humano, leva a pessoa a adiar a realização de tarefas, provocando estresse e sentimentos ambíguos que podem gerar, em alguns casos, sofrimento e ansiedade. Muitos estudantes e pesquisadores relatam a sensação de sofrimento durante o processo de escrita de seus projetos de pesquisa.

A partir de sua experiência, Josiane Barros irá problematizar o tema e levantar pontos importantes sobre as razões que levam a procrastinação como, por exemplo, o perfeccionismo, a insegurança em relação à cobrança e ao fracasso, a sobrecarga de atividades, entre outras. A proposta da conversa é ajudar estudantes e pesquisadores a tomarem consciência do problema e propor a construção do caminho de transformação.

A mediação será realizada por Daniel Tinoco, doutorando do Programa de Engenharia Química da Coppe e professor colaborador da Escola de Química da UFRJ e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Dia(s): 16 dez 2021

Local: