Programa Coppe Inclusão para pessoas com deficiência

Coppe debaterá inclusão produtiva de pessoas com deficiência

A Coppe/UFRJ promove no próximo dia 28 de agosto, das 9h às 17h, o Workshop Tecnologia, Inclusão e Deficiência – Limites e Possibilidades: Quebrando Mitos. O evento, cujo objetivo é debater a inclusão produtiva de pessoas com deficiência, será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ.

No workshop, a Coppe lançará o Programa Coppe Inclusão, cujo objetivo é fomentar uma série de ações para promover a inclusão de pessoas com deficiência. Uma das principais iniciativas do programa será a promoção de um curso de capacitação de pessoas com deficiência para trabalhar em instituições de ensino e pesquisa, como a Coppe, desempenhando atividades técnicas e/ou administrativas.

A inserção no mercado de trabalho é um desafio para a pessoa com deficiência, que muitas vezes não consegue um emprego por falta de oportunidade, como também é uma questão que precisa ser enfrentada por instituições e empresas, que não raro têm dificuldade de encontrar pessoas habilitadas para exercer as atividades. A proposta do curso é oferecer essa oportunidade de capacitação às pessoas com deficiência para que elas possam atuar em instituições de pesquisa.

Já está confirmada a participação no workshop dos seguintes nomes: Tânia Athayde, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-RJ); Guilherme Ramalho, presidente da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF); Francisco Alonso, gerente de Recursos Humanos de Furnas; Marco Castilho, presidente do Conselho Estadual para Política de Integração das Pessoas com Deficiência; e Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; entre outros.

Confira a programação do Workshop:

9h – 9h30 – Abertura

9h30 – 10h30 – Apresentação do tema e Marco Legal

10h30 – 12h00 – Tecnologias includentes

12h00 – 12h30 – Apresentação cultural

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – 16h30 – Experiências de convivência

16h30 – 17h00 – Lançamento do programa Coppe Inclusão, destinado a pessoas com deficiência  /  Encerramento

Dia(s): 28/08/2014

Local: Auditório G-122 (Coppe/UFRJ)
Avenida Horácio Macedo, 2030, sala 122 - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - Centro de Tecnologia - Cidade Universitária
Rio de Janeiro - RJ CEP 21941-914