Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha

No próximo dia 20/6 o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, proferirá palestra na Coppe/UFRJ sobre o Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha. Promovido pela Coppe, em parceria com o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), o evento será realizado, às 14 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Rua Muniz Aragão, 360, Cidade Universitária.

A parceria entre a Coppe e a Marinha do Brasil vem de longa data. Parte da Tecnologia Sonar instalada nos submarinos brasileiros foi desenvolvida na Coppe, nos anos 1990, em colaboração com a Marinha. Em 2013, essa parceria resultou na inauguração do Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) da Coppe, que desenvolve tecnologias para acompanhar, detectar e classificar os ruídos produzidos no mar pelos motores dos navios e suas condições operativas, cujo objetivo é proteger a costa marítima brasileira.

Mas a construção dos sonares para submarinos nucleares tem se mostrado uma tarefa cada vez mais desafiadora. Trata-se de uma área muito sensível e cujo desenvolvimento tecnológico envolve elevados custos. Como os alvos irradiam cada vez menos ruído, é preciso desenvolver sonares mais sofisticados para detectá-los.

Dia(s): 20 jun 2018

Local: Auditório da COPPE (Centro de Tecnologia 2)
Rua Moniz Aragão, 360, Bloco "1", Térreo, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, 21941-594

Período de inscrição: 20/06/2018