Programação Especial no Museu Ciência e Vida

primaveraoficial

O Museu Ciência e Vida recebe a 8a Primavera de Museus. O tema desta edição é Museus Criativos, com linguagens artísticas e dinâmicas lúdicas. Literatura, música, brincadeiras e oficinas integram a programação na busca de manter o ambiente sempre intrigante, onde o olhar do visitante e do museu possam ser atraídos para múltiplos caminhos.

Programação:

Oficina Brincadeiras de Ciência – 23/09 – terça­-feira, às 10h e 14h

A oficina tem o objetivo de construir experimentos de Física junto com os participantes. Os experimentos realizados abordarão os conteúdos de pressão atmosférica, tensão superficial, atrito e transformação de energia. Serão construídos os seguintes experimentos de baixo custo:
Água que sobe (Pressão atmosférica)
Carrinho sem atrito (pode ser construído e levado para casa)
Bolhas de sabão com glicerina (tensão superficial)
Fluido não newtoniano

Oficina de Robótica – 24 e 25/09 – quarta e quinta­-feira, às 9h e 14h

A oficina de robótica tem como objetivo promover o trabalho colaborativo entre os estudantes e trabalhar aspectos interdisciplinares. Através da montagem e programação dos kits, e interação com os robôs, os estudantes discutem sobre o avanço da tecnologia no seu dia a dia, além de refletir sobre problemas científico-tecnológicos de interesse social e se posicionarem criticamente.

Oficina de Cordel – 26/09 – sexta-­feira, às 10 e às 14 horas

Os visitantes poderão soltar a criatividade na produção de um pequeno cordel por meio de material alternativo (isopor) e falar sobre a cultura e a técnica que se misturam nessa arte brasileira.

Proficiência: a ciência como opção profissional – 26/09 – sexta-­feira

Escolher a carreira é sempre um desafio para os jovens. No meio de tantas questões sobre o futuro e as possíveis profissões, o melhor é ter bastante informação sobre essas oportunidades. O Museu Ciência e Vida convida os estudantes que estão se preparando para essa importante decisão a descobrir as carreiras científicas junto com educadores, alunos de graduação, coordenadores de cursos e profissionais da área.

Música no Museu – 28/09 – Domingo, às 15h00

Reconhecido internacionalmente, o programa Música no Museu tem como objetivo incentivar a visitação dos museus e formar plateias tanto para
espetáculos musicais quanto para as exposições, aproximando o público dos centros culturais. Nesta edição, apresentamos A Orquestra Municipal de São João de Meriti com repertório instrumental variado.

Map Unavailable

Dia(s): 22/09/2014 - 28/09/2014