Quartas do NUBEA

Interação humana com as novas tecnologias digitais

Como interagimos com as tecnologias? Quais são suas interfaces? E como vamos interagir no futuro? Com base nos preceitos da Ergonomia e da comunicação humano-máquina, vamos discutir como estamos interagindo hoje como as máquinas (computadores, internet, inteligência artificial, machine learning, robôs, IoT, smart cities, etc.) e como são suas interfaces.

Manuela Quaresma

Manuela Quaresma possui graduação em Desenho Industrial pela UniverCidade, mestrado e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).   Pesquisadora e professora do departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Coordenadora do  grupo de pesquisa do CNPq, Ergodesign e Usabilidade de Interfaces Físicas e Digitais.

Riscos éticos e organizações públicas

Porque falar de “riscos éticos”?  O que estamos procurando? Por quais razões certas organizações públicas se interessam por eles? E quais os benefícios que eles podem esperam? A conferência  será a ocasião de introduzir na ética pública e organizacional esta abordagem, a qual coloca as vulnerabilidades das organizações no coração das suas preocupações.

Tais abordagens estimulam a reflexão sobre o lugar e a necessidade da ética neste contexto tecnológico, onde máquinas e homens compartilham espaços através de ações e engajamentos participativos.

Luc Bégin

Professor titular da Faculdade de filosofia da Universidade Laval – Québec -CA .Responsável pela criação do Instituto de Ética Aplicada da mesma Universidade (IDEA). Diretor de ensino e pesquisa em ética pública, aplicada, profissional e organizacional. Diretor da revista Étique Publique.

Debate coordenado pelo LABERTE – Laboratório de Relações de Trabalho e Ensino

Conheça os projetos em andamento e os laboratórios do NUBEA – Núcleo de Bioética e Ética Aplicada – CCS/UFRJ

www.nubea.ufrj.br

Dia(s): 30 out 2019