Reforma da Previdência: Os Caminhos da Financeirização

Reforma da Previdência

Palestra: Previdência Social: O Caminho da Financeirização

Data: 05 de abril de 2016.

O Núcleo da UFRJ pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública convida a todos para participar da Palestra Professora Denise Gentil, sobre a questão da Previdência Social, um dos assuntos mais importantes da atualidade.

Denise Gentil é Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público.

DeniseGentil-1

Denise Gentil demonstra que os discursos oficiais encobrem a realidade da Previdência Social no Brasil. Uma gigantesca farsa contábil que transforma em déficit o superávit do sistema previdenciário, que atingiu a cifra de R$ 1,2 bilhões em 2006.

“É da mais alta relevância entender que a Previdência é muito mais que uma transferência de renda a necessitados.”

O orçamento que desperta interesses

Olhando para o perfil da nossa Dívida Pública verificamos que o orçamento da Previdência (22%) é o maior e desperta grande interesse das corporações financeiras.

O Núcleo da UFRJ pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública vem discutindo e mostrando que estas corporações vêm devorando conquistas garantidas na Constituição, transformando políticas sociais em problemas fiscais.

Orçamento-Geral-da-União-de-2011-por-setor

O debate também contará com a participação de representantes dos servidores e funcionários (SINTUFRJ), dos professores (ADUFRJ) e dos estudantes (DCE Mário Prata). A mesa será coordenada pelo Professor Emérito Nelson Albuquerque de Souza e Silva.

Dia(s): 5 abr 2016
Horário: 09h30

Local: Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Rio de Janeiro, RJ, 21941-916, Cidade Universitária