Retrospectiva da Música Brasileira

Mostra bienal sempre dedicada a importantes compositores, este ano, a sexta edição da Retrospectiva da Música Brasileira comemora o sesquicentenário de nascimento de Ernesto Nazareth apresentando, juntamente com suas peças, músicas de Zequinha de Abreu. “É uma oportunidade de contato com um repertório localizado na fronteira entre a música de concerto e a popular”, assinala o professor Roberto Macedo que, juntamente com Eduardo Biato, é responsável pela direção da mostra. Ambos são docentes do Departamento de Composição e organizam o evento em parceria com o Setor Artístico da Escola de Música.

Trio UFRJ, uma das atrações da Restropectiva

O programa homenageia também Guerra Peixe, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos e ainda Breno Blauth, marcando os 20 anos de seu falecimento. “É inegável que a estética dos autores é tributária, de alguma forma, à música popular urbana, da qual Zequinha e Nazareth certamente são representantes de excelência”, salienta também o professor Macedo. Com o evento, realizado continuadamente, “o Departamento de Composição tem por objetivo a divulgação do repertório de música brasileira de concerto. É um compromisso da Universidade com a disseminação do conhecimento e da cultura, essa em suas múltiplas manifestações”, acrescenta.

Serão duas apresentações. A primeira, no dia 15 de outubro, com o Trio da UFRJ (Marco Catto no violino; Mateus Ceccato no violoncelo e Luciano Magalhães no piano) e o barítono Inácio de Nonno, é dedicada às obras camerísticas de Guerra Peixe, Camargo Guarnieri e Breno Blauth. A pianista Maria Helena Andrade fica responsável, na segunda, dia 16, por trazer uma amostragem do que há de melhor da música para piano de Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, Guerra Peixe, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, e Villa-Lobos. Os eventos ocorrerão às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, com entrada franca Veja os detalhes:

SERVIÇO
Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio 98, Lapa – Rio de Janeiro (RJ). Tel.: (21) 2262-8742. Lotação: 600 lugares.

Dia 15 de outubro (19h): Trio da UFRJ e o barítono Inácio de Nonno.

Mozart Camargo Guarnieri (Dança Sertaneja); César Guerra-Peixe (Sumidouro – Cantoria para canto, violino, violoncelo e piano. Poesia de Olga Savary); Breno Blauth (Trio 1960) e César Guerra-Peixe (Trio para violino, violoncelo e piano).

Dia 16 de outubro (19h): Maria Helena de Andrade, piano.

Heitor Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras n°4, Valsa da Dor e Homenagem a Chopin); Francisco Mignone (Beliscando Forte, Valsa de Esquina n° 3 e Batuque Batucado); Mozart Camargo Guarnieri (Dança Negra e Ponteio n° 49 /Torturado); César Guerra-Peixe (Valsa, Choro e Seresta), Ernesto Nazareth (Brejeiro, Odeon, Apanhei-te, cavaquinho) e Zequinha de Abreu (Pintinhos no terreiro e Tico-tico no fubá).

Dia(s): 15/10/2013 - 16/10/2013

Local: Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98
Rio de Janeiro - RJ CEP 20021-290