Revisão da literatura e estudos de revisão: como, para que e quando fazer?

Debates e Encontros

No dia 15 de julho, às 14 horas, o Clube da Escrita traz a professora Carolina Alonso, do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ, para conversar sobre “Revisão da literatura e estudos de revisão: como, para que e quando fazer?”. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O encontro irá abordar os conceitos que definem um estudo de revisão com suas aplicações e alguns dos desenhos comuns. Frequentemente, alunos de graduação e de pós-graduação têm dificuldade para diferenciar um estudo de revisão, que é uma pesquisa com dados secundários de revisão da literatura. E, independente do trabalho, TCC, dissertação, tese ou artigo, é obrigatório conter um capítulo da revisão da literatura sobre o assunto estudado.

A proposta da live é oferecer informações para que estudantes e pesquisadores possam discernir a diferença entre os tipos de revisão e possam desenvolver com mais tranquilidade esse tipo de trabalho. O encontro será mediado por Priscila Blasquez, doutoranda pelo Programa de Engenharia de Produção da Coppe.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Dia(s): 15 jul 2021

Local: