Rizoma Verde IV

Rizoma Verde IV – Publiwashing: a sustentabilidade como mercadoria na publicidade brasileira.

O projeto “Rizoma Verde: Comunicação, Consumo e Responsabilidade Socioambiental” é um projeto de extensão que integra o grupo de pesquisa composto por alunos do grupo de pós-graduação do Programa EICOS (Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) do Instituto de Psicologia e da graduação do curso de Comunicação Social da Escola de Comunicação da UFRJ.
O Rizoma Verde tem um caráter interdisciplinar na interação dialógica entre os saberes da comunicação e da psicologia, especialmente nos processos da investigação mais particular na interface entre a comunicação, o marketing ambiental, a responsabilidade socioambiental e a psicossociologia à luz da temática da sustentabilidade, através do rebatimento com os processos de consumo.
Da mesma forma esse diálogo pode ser observado pela aproximação entre a academia, as empresas, a mídia, as organizações de comunicação, as ONGs e os demais interessados no campo de estudos das questões da sustentabilidade por meio do olhar da interdisciplinaridade. Ou seja, a produção e interação de saberes e reflexões por meio das pesquisas de artigos científicos bem como da orientação de dissertações e teses (realizadas e em andamento), no PPG EICOS IP–UFRJ, via grupo de pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Fred Tavares.
A entrada no evento é gratuita, inscrição no local e entrega de certificados a todos os participantes. Haverá o sorteio de dois livros “Natureza Líquida: as modelagens marcárias e a publicidade verde”.

Workshops:

12h – Giselle Torres
Ecopropaganda, psicossociologia e consumo verde refletindo os “modos de ser” na publicidade verde.

13:30h – Margarete Tavares
Greenwashing ou sustentabilidade? Refletindo a questão da ética.

15h – Mariana Madureira, Joana Santos e Hugo Quintanilha
Turismo sustentável? Uma análise da publicidade verde no setor.

16:30h – Denise Topke
Greenwashing em foco: responsabilidade socioambiental ou responsabilidade social compartilhada?

Palestras:
18h às 21h:

Fred Tavares (ECO/IP – UFRJ) – Mediador

Romualdo Ayres (FACHA)

Eduardo Refkalefsky (ECO – UFRJ)

José Mauro Nunes (FGV)

Eduardo Murad (UFF)

Pedro Portugal (Clube de Criação do Rio de Janeiro)

Dia(s): 6 jun 2017

Local: Auditório Pedro Calmon (FCC-UFRJ)
Av. Pasteur, 250, 2º andar, acesso pela ECO, Praia Vermelha., Rio de Janeiro, RJ, 22.290-240

Período de inscrição: Inscrição no local