Saber comum

“Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica”  é um projeto que busca, de modo interdisciplinar, oferecer a estudantes de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento disciplinas de formação geral, que auxiliem na reflexão sobre a esfera do comum, saberes e políticas que dizem respeito à vida coletiva, à divisão de poderes na democracia e aos laços sociais. Tudo isso de forma 100% remota e transmitido pela TV aberta!

Assim, até quem não é estudante de pós-graduação, pode assistir as aulas*: Saber Comum é um programa televisivo de divulgação científica!

O projeto é realizado pela cooperação entre as seguintes instituições: UFRJ, Unirio, UFF, UFRRJ, UERJ, Fiocruz, Fundação CECIERJ e TV Alerj. A coordenação é realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Democracia, Desigualdades e Direitos
Veja a ementa em www.forum.ufrj.br
Horário dos programas na TV Alerj: quartas e sextas-feiras, 8h30 a 9h

Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia
Veja a ementa em www.forum.ufrj.br
Horário dos programas na TV Alerj: terças e quintas-feiras, 8h30 a 9h

Como funcionam as disciplinas?
As disciplinas serão realizadas em dois momentos:

Videoaulas semanais: exibidas na TV Alerj (TV aberta canal 15.2 e NET canal 12)  e disponíveis no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e TV Alerj.

Plataforma Moodle: um ambiente virtual de aprendizagem onde há material de aprofundamento, atividades, debates e interações entre os estudantes. É por meio da participação nesse ambiente que são feitas as avaliações.

As inscrições estão abertas! Como posso me inscrever?
Se você é estudante de pós-graduação, você deve se inscrever na disciplina desejada. Verifique na sua instituição!

UFRJ
Inscrições pelo SIGA – UFRJ
– Saúde e ciência em tempos de pandemia – Código CBA801 (cadastrada como “Ciência e cultura em sociedade”)
– Democracia, Desigualdades e Direitos – Código CBA807
Disciplinas oferecidas pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos – FCC/UFRJ
Contato: ensinosabercomum@forum.ufrj.br

UFF
As inscrições são feitas diretamente com as respectivas secretarias que oferecem as disciplinas:
– Saúde e ciência em tempos de pandemia – Código CMM11285
Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares
Contato: poscardiovascularuff@gmail.com
– Democracia, Desigualdades e Direitos – Código ESC10187
Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Economia
Contato: sabercomumppge@gmail.com

UNIRIO
Os estudantes enviam a intenção de inscrição, por email, às secretarias acadêmicas dos seus programa que repassarão para a Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI/UNIRIO) que fará a inscrição no sistema da universidade.
Contato: propgdpg@unirio.br
– Saúde e ciência em tempos de pandemia – Código PROPGPI01
– Democracia, Desigualdades e Direitos – Código PROPGPI02

UERJ
Mais informações em breve.

UFRRJ, Fiocruz e outras instituições
A inscrição ocorrerá como aluno externo da UFRJ e deverá ser solicitada pelo seguinte formulário https://forms.gle/3KLD6RCvaz7bisBb8

Encerramento das inscrições em disciplinas: 22 de setembro de 2020.
Início das aulas: 29 de setembro de 2020.
Término das aulas: 25 de dezembro de 2020.

*Para fins de obtenção de créditos, conforme a regulação de sua universidade, é necessário estar inscrito na disciplina.

Dia(s): 29 set 2020 - 25 dez 2020
Horário: O dia inteiro