Saúde da população negra: violências e desigualdades

Seminário abordará o combate ao racismo institucional nas políticas públicas e nas condições de vida

O racismo institucional se manifesta na invisibilidade das iniquidades nas políticas públicas de caráter universal, como a saúde. Embora represente 54% da população brasileira, as pessoas negras ainda sofrem com as desigualdades, as violências, as opressões e as diferenças na qualidade vida.  O assunto será tema do seminário Saúde da população negra: violências e desigualdades, que acontecerá no dia 19 de setembro, das 13h às 15h,  no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para abordar as questões que envolvem racismo, iniquidade e saúde, estará presente o teólogo formado pela PUC-Rio, ativista e escritor Ronilso Pacheco ; e  a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Isabel Cruz, doutora em enfermagem, que coordena o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN). A mediação será feita pela nutricionista Tamiris Rizzo, doutoranda no Nutes e integrante do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI- UFRJ Macaé.).

O Seminário é uma atividade realizada regularmente pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Nutes/UFRJ. Não é necessário fazer inscrição prévia. A organização do evento emitirá certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.

Saúde da população negra: violências e desigualdades
Local: Sala A1-011, Bloco A, Nutes/CCS/UFRJ
Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Ilha do Fundão
Informações: seminarios@nutes.ufrj.br