Scientiarum Historia X

HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA (HCTE)

SCIENTIARUM HISTORIA X

Filosofia, Ciências e Artes: Conexões Interdisciplinares

Criatividade é a saída!

Em qualquer circunstância humana a criatividade é sempre o melhor ponto de vista. Ser criativo permite entender, inclusive, o quê não é criativo, o corriqueiro. Nunca o contrário. Eis porque queremos festejar a criatividade como a arma cognitiva mais apropriada para os nossos tempos.

O brasileiro gosta de se dizer criativo. É a posição a partir da qual ele tenta entender o mistério de ser brasileiro. Está na hora de provar que o brasileiro é criativo.

Nesses tempos de muita perplexidade no país, estamos comemorando a 10ª edição do Congresso Scientiarum História, uma realização do nosso Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE).

O que é ser criativo nas ciências, nas artes e na ética no Brasil? Nossa pergunta não é retórica. Ela requer uma exposição de ideias, discussão, debates, como forma de vencer alguns dos nossos grandes problemas da atualidade.

O 10º Congresso Scientiarum História começa hoje, no momento de sua inscrição, e se realizará nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017, nas dependências do CCMN-NCE-UFRJ, no campus Fundão. Convidamos a todos os alunos, professores, intelectuais e brasileiros em geral para participar das mesas de debate, das exposições de ideias, nas modalidades orais, nos pôsteres e no Botequim HCTE.

Queremos refletir sobre o Brasil, sobre as ciências, sobre as artes e sobre a nossa ética. Queremos sempre participar da (re)construção do Brasil.

Neste Congresso vamos realizar uma reflexão límpida e interdisciplinar acerca do Brasil e do mundo em que vivemos, como chegamos até aqui nos ramos do conhecimento, das artes e da ética, e quais são os desdobramentos possíveis. Para isso, contaremos com inúmeros pesquisadores e agentes oriundos dos diversos campos de atuação: filósofos, matemáticos, físicos, biólogos, antropólogos, artistas, espiritualistas etc.

Nosso motor e inspiração é a CRIATIVIDADE. Por ela focaremos nos temas ciências, artes e ética. Entretanto, o SH X estará aberto a comunicações em outros temas, tais como, o papel da universidade na construção de avanços nas ciências e nas artes, a produção de conhecimento, a ética brasileira, as experiências em ensino e produção de conhecimento, a pulsante ciberesfera, com seus hackers ebitcoins, e, finalmente, uma discussão acerca dos rumos da interdisciplinaridade, tanto no contexto específico do HCTE, como na produção intelectual brasileira e mundial.

Todas essas questões serão discutidas nos formatos tradicionais de mesas de debate, comunicações orais e pôsteres dialogados. Acrescentamos uma nova modalidade, o Botequim Filosófico HCTE, (vide menu lateral). Por tudo isso faremos do nosso SH X um evento marcante e diversificado que será engrandecido pela participação de professores, estudantes e demais interessados.  As inscrições estarão abertas a partir de 1º de agosto de 2017, via formulário de isncrição online neste site. O espaço físico de realização do evento será nas dependências do CCMN e do NCE no campus do Fundão da UFRJ.

Presidente do 10º Congresso Scientiarum Historia
Coordenador do HCTE

Dia(s): 8 nov 2017 - 10 nov 2017

Local: Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ)