Semana de Aniversário da Escola de Música

A Escola de Música (EM) celebra de 12 a 16 de agosto 171 anos de atividade ininterrupta. Para tanto, a mais antiga instituição do gênero no País programou uma série de concertos e recitais, que promete agradar ao espectador mais exigente. Todos os espetáculos têm entrada franca e estão marcados para 19:00, no Salão Leopoldo Miguez.

O grande homenageado deste ano é o maestro, compositor e acadêmico brasileiro José Siqueira (1907-1985), uma das maiores personalidades da música brasileira no século XX. Nascido em Conceição, no alto sertão do Estado da Paraíba, Siqueira foi docente da EM e, além de educador importante, desempenhou papel de liderança no meio musical e impulsionou a criação de várias entidades de classe e culturais.

Aposentado compulsoriamente em 2019 com dezenas de destacados professores universitários, seu acervo foi doado pela família à EM, de maneira a melhor preservar a memória do maestro.  O acervo encontra-se na Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN), onde está sendo catalogado e recebendo tratamento adequado.
Como destaca Ronal Silveira, atual diretor da EM, “a história da instituição se mesclou à história do país porque foi espectadora e coadjuvante de muitas mudanças políticas, econômicas e sociais pelas quais o Brasil já passou” .

A origem da EM remonta ao Segundo Império. Em 1841 a Sociedade de Beneficência Musical, fundada por Francisco Manoel da Silva (1795-1865), apresentou à Câmara dos Deputados documento ressaltando a necessidade de criação de um Conservatório no Rio de Janeiro, que tivesse como objetivo formar músicos para atuar nos coros e orquestras.
Estava dado o primeiro passo para a criação do Conservatório de Música, a mais antiga instituição do ensino musical no Brasil. Instituído pelo Decreto Imperial nº. 238 de 27 de novembro de 1841 e regulamentado em 21 de janeiro de 1847, o Conservatório só iniciou suas atividades efetivamente em 13 de agosto de 1848.

Ao longo do tempo a instituição recebeu várias denominações – entre elas Instituto Nacional de Música e Escola Nacional de Música. A atual, data dos anos 1960.
Não perca!
Acesse a programação completa:

Dia(s): 13 ago 2019 - 16 ago 2019

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 00