Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS

APRESENTAÇÃO: UM ESPAÇO PARA TODAS/OS

O Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS: História, Desenvolvimento e Democracia propõe a interlocução, em um mesmo espaço acadêmico, de estudantes, docentes, técnicas/os administrativas/os e terceirizadas/os, incluindo ex-estudantes e aposentadas/os, para a atividade de aniversário de 97 anos da instituição.  Neste sentido, o presente Seminário coloca a própria Universidade Federal do Rio de Janeiro como tema central, esperando transbordar, nas várias temporalidades, passadas/presentes, a discussão dos lugares, saberes e fazeres da UFRJ para as pautas sociais, políticas, científicas, artísticas e culturais, dentro e fora do país.

JUSTIFICATIVA: UNIVERSIDADE COMPARTILHADA

Uma universidade pública deve construir-se compartilhadamente pelos programas de melhorias do roteiro da vida social, cidadã, crítica e democrática da população.  O Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS promove um espaço de debate sobre a construção cotidiana e permanente do colorido de todas as vivências e ciências processadas no seu interior, a partir de um volumoso e denso programa de Ensino e Pesquisa. E, que, somado à sua atuação transuniversitária, a UFRJ constitui diálogos em trocas, pelo programa institucional de Extensão, com diversos movimentos e segmentos sociais, buscando, assim, tornar-se mais eficiente e solidária no enfrentamento dos problemas imediatos, temporais e profundos das realidades da vida; sem fronteiras.

OBJETIVOS: POR UMA DISCUSSÃO AMPLIADA E ESCRITA COLETIVA

O Seminário objetiva reunir um momento para todas e todos que vivem, pensam e querem transformar a UFRJ, com a UFRJ e a sociedade plural, por suas expressões gerais e abrangentes, e assim, fazer parte de uma autorreflexão e escrita coletiva institucional para o centenário da instituição que se concluirá em 7 de setembro de 2020. Sob a estrutura de amplos Eixos Temáticos, o Seminário pretende alargar as possibilidades das apresentações e debates do que se realiza na e com a UFRJ, pluralizando e interdisciplinando os interesses, os conhecimentos e os destinos públicos e democráticos da Educação. Os resumos e os textos completos dos Anais do Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS serão publicados e ficarão disponíveis em: www.ufrj.br/ufrjfaz100anos.

Dia(s): 4 set 2017 - 6 set 2017

Local: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ)
Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Rio de Janeiro, RJ, 21941-909, Cidade Universitária

Período de inscrição: Inscrições de Ouvintes até 20 de agosto