Seminário Afro-Brasil: Reflexões Contemporâneas, no IFCS/ UFRJ

1-3-minidoor-red

Um grupo de intelectuais se reúne nesta quarta-feira, dia 26, às 18h, no Salão Nobre do IFCS da UFRJ, no Centro, para incitar as pessoas a refletirem sobre os não-ditos de uma ainda névoa espessa de “democracia racial”. O chamamento à grande “roda de conversa”, é uma atividade do Programa de Pós-Graduação da História Comparada (PPGHC/UFRJ), tem como mote o lançamento do livro Afro Brasil – Debates & Pensamentos, organizado por Jacques D’Adesky (PUC – RJ) e Marcos Teixeira de Souza (Estácio de Sá – Centro de Estudos Afro-Asiáticos – RJ).

A obra é uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores brasileiros, que pode ser tomada como uma agenda: com datas expressivas, tanto acadêmicas como de pautas de reflexões autônomas. E, de acordo com D’Adesky, perpassa questões étnico-identitárias locais, nacionais e globais, e emoldura um quadro em que a figura do afro-brasileiro está entrelaçada aos itinerários transatlânticos construídos em torno da diáspora, do preconceito e da superação deste no cenário Brasil-África. E este percurso é feito por meio de 19 artigos.

São antropólogos, historiadores, cientistas políticos e sociólogos. “Eles oferecem uma verdadeira agenda do pensamento social brasileiro para o século XXI, na qual diversidade e inflexão teórica caminham juntas, numa construção permanente e polissêmica”, afirma o professor e pesquisador Flávio Gomes, coordenador do PPGHC/UFRJ.

O Seminário conta com uma equilibrada participação entre intelectuais, que como atores e atrizes do cenário acadêmico em várias instâncias de atuação, se dispuseram a compartilhar conhecimento para reforçar as pontes de saberes e interlocuções entre as gerações. Uma novidade interessante que parece, quem sabe, quebrar paradigmas no campo acadêmico.

Na mesa de abertura, o professor Wallace dos Santos Moraes, do Departamento de Ciência Política e PPGHC e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL) representando o PPGHC/UFRJ, a professora Helena Theodora, Pós-Doc Sênior/PPGHC/UFRJ e a coordenadora do seminário, Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ.

1ª mesa: HISTÓRIA, COLONIALIDADE E ENSINO

Amilcar Araújo Pereira (UFRJ)

José Jorge Siqueira (UFRJ/UFMA)

Júlio Cesar de Souza Tavares (UFF/LEECCC/UFF)

Marcos Teixeira de Souza (IUPERJ/UNESA)

Coordenação: Edmeire Exaltação (UERJ)

 

2ª. NAÇÃO, POLÍTICA E DISCRIMINAÇÕES

Wânia Sant’Anna (Historiadora e pesquisadora de Relações Raciais e pesquisadora de Gênero)

Amauri Mendes Pereira (UFRRJ)

Carlos Nobre (UCAM/PUC-Rio)

Jacques D’Adesky (PUC-Rio)

Luiz Fernando Martins da Silva (UFRJ e ex-Ouvidor/PR)

Coordenação: Caroline Amanda L. Borges (CS/UFRJ/Coletivo Negro Carolina de Jesus)

 

Lançamento do livro com autógrafo dos autores presentes.

 

 

Detalhes do evento:

Dia(s): 26 out 2016
Horário: 17h30 - 21h00

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Categorias

Sem Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Sem inscrição
Site: https://www.facebook.com/groups/1589254204689721/?fref=ts
Instituição responsável: UFRJ (Programa de Pós-Graduação da História Comparada - PPGHC)
Email do organizador: sandra3martins@gmail.com
Telefone de contato: 99817-1080