Seminário Arte, Memória, Verdade e Justiça

O Seminário Arte, Memória, Verdade e Justiça pretende somar-se às articulações possíveis entre o campo das produções artísticas e culturais e a problemática da violência política que caracterizou a ditadura no Brasil. O evento incita o debate, convidando artistas, produtores culturais e pesquisadores em artes e ciências sociais com trabalhos vinculados à temática, através da abordagem de múltiplas linguagens (literatura, cinema, artes plásticas, teatro, música etc). Através de duas mesas de trabalho, atenta-se à discussão sobre as práticas e sociabilidades artísticas nas décadas da repressão, bem como aquelas relativas à luta por memória, verdade, justiça e reparação na atualidade, expressando suas contiguidades criativas.
O evento será realizado no dia 28 de março, ocasião do assassinato do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, por policiais militares em 1968, pouco antes da promulgação do AI-5. Trata-se, assim, de uma ocasião oportuna para pleitear a continuidade das políticas de memória na interseção entre o conhecimento universitário, os movimentos sociais e as instituições culturais.
Arte, memória, verdade e justiça. Quatro temáticas fundamentais são reunidas em um formato de seminário e geram um debate em múltiplas linguagens sobre a violência do Estado nas últimas ditaduras. Confira as informações no site: https://cbae.ufrj.br
Local: CMAHO – Auditório
Data: 28.03 – Quinta-feira