Seminário Nutes: Histórias e estórias e Posse da nova direção

Nutes inicia comemorações de 50 anos e realiza a posse da nova direção

No dia 18 de dezembro, o seminário “Nutes: histórias e estórias” marcará o início das comemorações dos 50 anos do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde a ser celebrado em 2022. O evento terá início às 9h com a presença do fundador do então Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), o médico e educador Luiz Carlos Lobo, para uma conversa sobre a criação dessa proposta pioneira no Brasil em associar práticas e ferramentas pedagógicas na formação médica.

A programação também apresentará uma mesa-redonda com as diretoras do instituto, que atuaram desde a década de 80 até o presente momento. A proposta é compartilhar memórias e histórias sobre a construção desse espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, que ao tem contribuído para uma leitura crítica sobre as transformações no campo da Educação, da Saúde e das Ciências. A mesa será composta pelas professoras Nilma Santos Fontavine, Maria Alice Sigaud, Eliana Cláudia, Vera Helena Ferraz  e Miriam Struchiner. A mediação será feita pela professora Isabel Martins, última diretora da instituição. O seminário ocorrerá na sala A-11, Bloco A, do CCS

O lançamento das cinco décadas do Nutes coincide com os 50 anos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde está localizado, e dos 100 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após o seminário, a partir das 11h, será realizada a cerimônia de posse nos cargos de diretor e vice-diretor do Instituto para o quadriênio 2019-2022, com o professor Alexandre Brasil e o professor Luiz Rezende.  Na ocasião será lançado o livro “Nutes: Educação em Ciências e Saúde: história, consolidação e perspectivas”. A cerimônia de posse será realizada no Salão Azul, do Instituto de Biologia.

A Sala A-11 e o Salão Azul ficam na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco A, Cidade Universitária, Ilha do Fundão

Para participar o seminário não é necessário fazer inscrição. Mais informações, entre em contato pelo e-mail seminarios@nutes.ufrj.br.

9h00 Abertura

9h10 Entrevista com o Dr. Luiz Carlos Lobo, fundador do NUTES

09h50 Mesa com as Diretoras do NUTES
Nilma Santos Fontanive
Maria Alice Sigaud Machado Coelho
Eliana Claudia do Otero Ribeiro
Vera Helena Ferraz Siqueira
Miriam Struchiner
Isabel Martins

10h30 Coffee Break

11h00 Cerimônia de posse com a presença da reitora Denise Pires

18/12, das 9h às 12h
Informações: seminarios@nutes.ufrj.br
CCS, Bloco A, sala A-11 e Salão Azul da Biologia: Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

Dia(s): 18 dez 2019

Local: Sala A11 (CCS/UFRJ)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco A - Prédio do Centro de Ciências da Saúde - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-590

Período de inscrição: 18/12/2019