Seminário “O Valor da Memória, Verdade e Justiça na Construção Democrática”

O aniversário dos 30 anos da recuperação da democracia na Argentina, acontecida em 10 de dezembro de 1983, com a assunção do Presidente Raúl Alfonsín, propicia uma reflexão sobre o papel da memória, verdade e justiça nos processos de construção democrática. Precisamente, no processo histórico de recuperação da democracia, a reivindicação da defesa dos Direitos Humanos constitui um pilar central, tendo como ponto de referência a violência sistemática exercida desde o Estado no período ditatorial que a precede.

Nesse contexto, a procura de memória, verdade e justiça representa um olhar para nós mesmos, como sociedades responsáveis e conscientes de que presente e futuro não se desligam do passado, porém se arraigam no conhecimento que dele temos, e no uso que dele escolhemos fazer. É tentar escutar as vozes que foram silenciadas, reconhecer o acontecido, ir ao encontro de outras verdades, criando novas pontes entre passado, presente e futuro.

Desde essa perspectiva, o Seminário propõe um diálogo aberto entre expertos e protagonistas dos processos relacionados a estas temáticas na Argentina e no Brasil.

A jornada procurará identificar elementos relevantes de cada experiência, como bases fundamentais para a construção de uma Democracia vigorosa e a plena vigência dos Direitos Humanos. Constará de um ciclo de palestras, com a presença de expertos brasileiros e de expositores argentinos convidados para a ocasião, seguido de um workshop sobre pedagogia da memória.

Dia(s): 04/12/2013

Local: Centro Cultural Justiça Federal
Avenida Rio Branco, 241
Rio de Janeiro - RJ CEP 20040-009