Seminário Sênior IFCS 2013.2

Seminário Sênior – 2013.2

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ

Departamento de Filosofia

Sala Celso Lemos – IFCS – 3º andar

Sextas-feiras, das 17 às 19:30 horas – de 20/9 a 8/11

Com alegria anunciamos o programa do Seminário Sênior para o segundo semestre de 2013.

Este seminário visa homenagear ex-professores do IFCS – da Filosofia, da História e das Ciências Sociais – mestres de vários dos mestres de nosso Instituto, bem como compartilhar de seus conhecimentos e pesquisas, acumulados em décadas, com a comunidade acadêmica: uma oportunidade de vivenciar o aprendizado das humanidades com uma geração mais antiga.

O Departamento emitirá certificados para os que participarem de pelo menos três das quatro conferências programadas para este segundo semestre, o que conta créditos para os alunos de graduação. As conferências são públicas, mas para receber o certificado é necessário fazer inscrição pelo e.mail sarah_moura@ibest.com.br ou pelo telefone 9372-9266. As inscrições já estão abertas.

Agradecemos de coração a generosidade dos ex-professores em participar deste seminário, que pretende aproximar gerações de pensadores.

Rafael Haddock-Lobo

Chefe do Departamento de Filosofia e vice-diretor do IFCS.

Sarah Moura

Mestranda do PPGF, organizadora e produtora do evento.

 

Rio de Janeiro, setembro de 2013.

 

SEMINÁRIO SÊNIOR – IFCS 2013.2

Sala Celso Lemos, sextas-feiras, às 17 h.

 

20 de setembro

Aristóteles: Ética do Bem ou Ética da Prudência?

Professora Maria do Carmo Faria

Caracterizar a Ética de Aristóteles como Ética do Bem se tornou quase um lugar comum a partir dos escritos de Lacan, que a opõe à Ética do Desejo da psicanálise. No entanto, se Aristóteles afirma em mais de uma passagem que o Bem é a finalidade buscada em todas as ações humanas, por outro lado, este Bem não é universal e Aristóteles, identificando-o à eudaimonia, não esconde a dificuldade em definir sua essência. Justamente por isto, ganha relevo a virtude da Prudência – phronesis – única virtude capaz de guiar-nos em meio às circunstâncias acidentais, ao tempo e ao lugar, para identificar e atingir a felicidade ao nosso alcance. Não é outro o motivo que levou Aubenque a defini-la como “a mais humana das virtudes”.

Professora Maria do Carmo é graduada em Filosofia pela Universidade Santa Úrsula, na época agregada à PUC/RJ. Fez o mestrado e o doutorado em Filosofia na UFRJ, sempre sobre o pensamento de Aristóteles. Trabalhou no IFCS de 1978 a 1992, dando aulas na graduação e na pós-graduação, e foi também coordenadora da graduação. Deixou a UFRJ ao ser nomeada Reitora da Universidade Santa Úrsula. Publicou Primeira Leitura da Metafísica de Aristóteles (Rio de Janeiro: Ed. UFRJ – col. Teses), A Liberdade Esquecida – Fundamentos Ontológicos da Liberdade no Pensamento Aristotélico (Rio de Janeiro: Loyola); Aristóteles, a Plenitude como Horizonte do Ser (Rio de Janeiro: Moderna – col. Logos) e Ética e Direito, Aristóteles, Hobbes e Kant (Rio de Janeiro: Paulus), além de numerosos artigos em revistas.

 18 de outubro

“Memórias sobre o ensino da filosofia no Brasil”

Professor Aquiles Cortes Guimarães

Professor Aquiles Guimarães graduou-se em Filosofia na UFRJ e em Direito na UFF em 1967. Concluiu o mestrado na UFRJ, em 1977, e o doutorado na Universidade Gama Filho, em 1982, sempre na área de filosofia do Direito.

É professor do Departamento de Filosofia do IFCS/UFRJ desde 1978. Embora já esteja aposentado, continua ministrando cursos no Programa de Pós-graduação em Filosofia do IFCS. Foi professor na UERJ de 1970 a 1992, e é Professor Titular da Universidade Católica de Petrópolis.

Dedica-se à ética, ao direito e à política, bem como à obra de Edmund Husserl e sua fenomenologia, e ainda pesquisa sobre os Direitos Humanos. É coordenador do Centro de Estudos do Pensamento Brasileiro (RJ).

 04 de outubro

“Rio de Janeiro: a cidade e suas margens”

Professor Luiz Antônio Machado da Silva

Sob o argumento de preparar a cidade “para os novos tempos”, o que inclui os grandes eventos, mas não se limitando a eles, as intervenções sobre o que é definido como “problema urbano” estão cada vez mais focadas no controle social das populações e nas áreas consideradas “vulneráveis” ao crime. Isso confere um forte protagonismo ao policiamento ostensivo das rotinas cotidianas, tanto pelo lado legal, com o programa das UPPs, quanto pelo ilegal, com as milícias. O cerco às camadas subalternas que resulta da duplicidade das formas de controle também expressa a variação do interesse nas áreas mais centrais – as favelas – e nas periferias.

Professor Luiz Antônio Machado da Silva é graduado em Sociologia pela PUC-RJ, em 1964. Nessa época fez especialização em Ciências Sociais na UFBA, e foi pesquisador da UNESCO na França, em 1967.  Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, e Doutor em Sociologia pela Rutgers, da Universidade de Nova Jersey (EUA), tem ainda dois pós-doutorados na Universidade de Lisboa, um como bolsita da CAPES e o outro com bolsa da universidade portuguesa.

Foi professor do Departamento de Sociologia do IFCS de 1987 a 2011. Foi chefe do Departamento de Sociologia, e também vice-diretor do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, no Museu Nacional da UFRJ. É Professor Titular do IUPERJ/UCAM, onde trabalhou de 1974 a 2008. É pesquisador na UFF, e é professor da UERJ desde 2010. Deu aulas na PUC-RJ e em universidades na Argentina e no Paraguai.

Dedica-se à Sociologia Urbana e à Sociologia do Trabalho. Pesquisa há décadas sobre as favelas, temas como sociabilidade, violência, cidadania e marginalidade. Seu último livro, de 2008, é resultado de suas pesquisas no IESP-UERJ, tem o título “Violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro”, foi publicado em conjunto pela FAPERJ e Editora Nova Fronteira.

 

08 de novembro

“Meu encontro com Gaston Bachelard:

Paradigmas de um Racionalismo e de uma Poética da Fênix”

Professora Marly Bulcão

 

O objetivo da conferência é mostrar as contribuições que resultaram de meu encontro com Gaston Bachelard a fim de resgatar os paradigmas de um racionalismo e de uma poética da fênix que permeiam a obra do pensador francês. O racionalismo e a poética da fênix vão nos indicar um caminho de ruptura com a tradição e, ressaltando o novo, a novidade e a criação, se impõem como meios de conduzir o homem a um renascimento permanente no plano da razão, da imaginação e da cultura.

A Professora Marly Bulcão concluiu a Graduação (1963), o Mestrado (1979) e o Doutorado (1990) em Filosofia no IFCS/UFRJ. Em 2002 fez o pós-doutorado no Centro de Pesquisas Gaston Bachelard da Universidade de Bourgogne em Dijon (França).

Foi professora do Depto. de Filosofia do IFCS-UFRJ de 1980 a 1994, quando se aposentou, e da UERJ de 1994 a 2009, onde atualmente é professora da graduação e da pós-graduação com uma Bolsa de Visitante Emérito da FAPERJ. Antes de ingressar no IFCS-UFRJ lecionou nas Universidades Gama Filho e Cândido Mendes. Iniciou sua carreira de Professora de Filosofia no Colégio Pedro II.

Dedicou-se à área de Epistemologia e Filosofia das Ciências, mais especificamente à obra de Bachelard. Atualmente, suas pesquisas têm se voltado para a vertente poética do filósofo, e também para a relação entre Filosofia e Cinema.

Suas principais publicações são “Luz, Câmera e Filosofia: Mergulho na Imagética do Cinema” (São Paulo: Ideias e Letras, 2013), “O Gozo do Conhecimento: François Dagognet diante da ciência e da arte contemporânea” (Rio de Janeiro: Mauad, 2012), “Bachelard: um regard brésilien” (Paris: L’Harmattan, 2007), “Proménade Bresillienne dans la poétique de Gaston Bachelard” (Paris: L’Harmattan, 2009) e “O racionalismo da Ciência Contemporânea: uma introdução ao pensamento epistemológico de Gaston Bachelard” (São Paulo: Ideias e Letras, 2008).

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 20/09/2013
Horário: 17:00 - 19:00

Local: Sala Celso Lemos - IFCS - UFRJ
Largo do são Francisco, 1 - Centro
Rio de Janeiro - RJ CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:até 20/9
Site: Não foi informado
Instituição responsável: IFCS
Email do organizador:sarah_moura@ibest.com.br
Telefone de contato: (21) 9372-9266

Comments are closed.