Seminário sobre Grandes Desafios da Computação

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro acredita que uma das contribuições mais relevantes que uma universidade pode dar à sociedade é promover uma educação de qualidade e a integração da Academia, Governo e Empresas. Contribuições desta natureza somente serão efetivas se os laços que unem a Universidade às organizações públicas e privadas forem, de alguma forma, estreitados. Neste sentido, estamos organizando o 3º Seminário dos Grandes Desafios da Computação.

O 3º Seminário dos Grandes Desafios em Computação – Ênfase em Grandes Desafios do Mercado e do Governo – Fase 2, a ser realizado no período de 18 a 19 de setembro de 2014 pela UFRJ em parceria com o MCTI, na Cidade Universitária, tem como meta promover redes de colaboração temáticas em função de problemas reais que envolvam os diferentes segmentos: governo, indústria e academia. Para isso, através de uma chamada de trabalhos, deseja-se identificar parcerias possíveis ou já existentes entre academia-governo-indústria, dentro do contexto dos grandes desafios da computação destacados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nos seguintes domínios de aplicação: Sistema Bancário/Financeiro, Petróleo e Energia, Defesa Cibernética, Saúde e Educação.

O evento é uma iniciativa pioneira em Computação no país, no sentido de planejar e direcionar a pesquisa em Computação. O impacto positivo desta iniciativa tem sido bastante significativo, pois permitiu identificar grandes temas de pesquisa para o período de uma década, lançar editais de fomento à pesquisa, direcionados para os temas identificados, organizar eventos em torno dos temas e, permitir a aproximação da indústria no sentido de tornar projetos de pesquisa em produtos inovadores para o mercado.

Gostaríamos que contar com a participação de todos, enviando seus trabalhos (2 páginas) até dia 11 de AGOSTO.

Veja os detalhes no site www.sbcgrandesdesafios.nce.ufrj.br

Dia(s): 18/09/2014 - 19/09/2014

Local: Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - Cidade Universitária