Seminário sobre Saúde Pública na América Latina e Caribe

Nos dias  30 e 31 de maio, membros da comunidade científica e do governo federal terão a oportunidade de dialogar com o diretor do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE), do Ministério da Saúde (MS), Carlos Ocké, sobre a “Cobertura Universal da Saúde” – uma estratégica de acesso equitativo a ações e serviços de saúde integrais e de qualidade proposta pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) – no Seminário sobre Saúde Pública na América Latina e Caribe. As inscrições estão abertas pelo portal Nethis. O evento é gratuito e de participação livre.

Seminário-EDITADA

Promovido pela Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (SE/MS), por meio do DESID, e em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Seminário conta com 70 lugares disponíveis e será realizado no auditório Carlyle Guerra de Macedo, na sede da OPAS/OMS,  em Brasília.

Além do tema inicial,  a compra de medicamentos, a vigilância sanitária no Haiti e o vírus zika completam a programação do evento, que também conta com a participação do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), da Universidade de Brasília e do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ).

Dia 30 DE MAIO:

Credenciamento: Às 14h00

Abertura: Às 14h30

Joaquim Molina (Opas/OMS no Brasil)

José Agenor Álvares (SE/MS)

José Paranaguá de Santana (Nethis/Fiocruz Brasília)

Mesa: Às 15h00

“Cobertura Universal de Saúde: inclusão ou exclusão?”

Carlos Ocké (Desid/SE/MS)

Ligia Bahia (IESC/UFRJ)

Debatedor: Eduardo Fagnani (Unicamp)

Coordenador: Neilton Araújo de Oliveira (SE/MS)

Dia 31 DE MAIO:

Mesa:  Às 08h30

“Emergência Internacional de Saúde Pública: Zika Vírus”

Expositores:

Pedro Tauil (Medicina Tropical/UnB)

Wanderson Kleber de Oliveira (SVS/MS)

Debatedor: José Paranaguá de Santana (Nethis/Fiocruz Brasília)

Brunch: Às 12h00

Mesa: Às 13h30

“Cooperação para o desenvolvimento: fortalecendo a autoridade sanitária do Haiti”

Sérgio Gaudêncio (Desid/SE/MS)

Carlos Linger (Cris/Fiocruz)

Coordenadora: Luciana Chagas (Opas/OMS no Brasil)

Intervalo: Às 15h30

Mesa: Às 16h00

“Desafios das compras governamentais de medicamentos na América do Sul”

Mariana Ramos (Desid/SE/MS)

Mônica Sutton (Isags)

Coordenador: Breno Costa (Dlog/SE/MS)

Data: 30 e 31/5/2016

Horário: 30/5 – 14h e 31/5 – 8h30
Local: Auditório Carlyle Guerra de Macedo, sede da OPAS/OMS, em Brasília.

-> Confira a programação completa aqui.

Dúvidas: (61) 3329-4662 (Nethis/Fiocruz Brasília)

Dia(s): 30 maio 2016 - 31 maio 2016
Horário: 08h30

Local: Auditório Carlyle Guerra de Macedo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)
Lote 19, Avenida das Nações, SEN - Asa Norte., Brasília, Distrito Federal, 70.312-970

Valor: Gratuito.
Período de inscrição: As inscrições estão abertas pelo portal Nethis, www.bioeticaediplomacia.org.
Site: http://www.blog.saude.gov.br/cursos-e-eventos/51027-inscricoes-abertas-para-seminario-sobre-saude-publica-na-america-latina-e-caribe.html.
Instituição responsável: Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid/MS) Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saú- de (Nethis/Fiocruz Brasília).
Email do organizador: eventosbrasilia@fiocruz.br.
Telefone de contato: