Política do Petróleo, Educação, Ciência, Tecnologia e Saúde

SEMINÁRIO UFRJ
Política do Petróleo, Educação, Ciência Tecnologia e Saúde
O que significa a descoberta e exploração das reservas de petróleo do Pré-sal para o desenvolvimento do País e de nosso povo? Os recursos advindos dessa riqueza descoberta por brasileiros, com tecnologia brasileira precisam ser entregues para empresas estrangeiras?
O que significa Cessão Onerosa? Contrato de Partilha? Os recursos do Pré-sal serão mesmo alocados para as áreas de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia? Qual o real montante desses recursos? Como dar continuidade ao papel da Petrobras como instrumento estratégico do desenvolvimento brasileiro?
Qual a Política de Petróleo que realmente interessa ao Brasil?
A Universidade não pode se omitir e precisamos discutir com urgência a Política Nacional do Petróleo e a destinação dos seus recursos.
Mais do que convidar, estamos convocando e mobilizando todo o corpo social da UFRJ para discutir, conhecer e, se for necessário, resistir aos rumos atuais que estão impondo à nossa Política do Petróleo e à Petrobras.
Vamos todos, Professores, funcionários técnico-administrativos em Educação, estudantes de graduação e pós-graduação, organizações da sociedade civil, sindicatos, associações de classe e o público em geral debater, questionar e encontrar respostas!!!

8:00 as 8:30 – Recepção com Café da manhã

8:30 às 10:05 – Mesa de Abertura – Estado e Política do Petróleo. O Papel da Universidade.

Presidente da Mesa – Professor Roberto Leher (Reitor da UFRJ)

Arthur Raguso – Diretor de Formação da Federação Única dos Petroleiros

Ildo Sauer – Vice Diretor do Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP e Professor Titular da USP

Prof. Luiz Pinguelli Rosa (COPPE/UFRJ).

Guilherme Estrela – Geólogo, Ex diretor de Exploração e Produção da Petrobrás.

10:05 às 10:35 – Debate com os participantes

10:35 às 10:45 – Intervalo para troca da mesa

10:45- as 12:05 – Mesa Redonda: Política do Petróleo e Orçamento Federal. Recursos para Educação, Ciência, Tecnologia e Saúde. Royalties, Fundo Social e Pré-sal, Fundos Setoriais, Dívida Pública.

Presidente da Mesa – Prof. Carlos Levi da Conceição (Ex-Reitor da UFRJ)

Prof. Eduardo Costa Pinto(I.E./UFRJ)

Prof. Roberto Leher (Reitor / UFRJ)

Profa. Esther Dweck (I.E./UFRJ)