SÉRIE TALENTOS UFRJ

No próximo dias 3 de julho, a Escola de Música da UFRJ apresentará  a Série Talentos no Auditório Guiomar Novaes, teatro anexo da Sala Cecília Meireles.
O  projeto foi criado em 2007 para ressaltar a pluralidade da produção artística de alunos, ex-alunos, funcionários e professores da Escola de Música.
A pianista Tamara Ujakova apresentará na primeira edição deste  um recital de piano solo com obras inéditas de Júlio Braga, compositor brasileiro do século XX.

Considerado um pianista virtuose, Júlio Braga, natural de Olinda,  deixou uma expressiva produção para piano solo, e que se caracteriza pela diversidade de estilos, ora tendendo para um viés romântico, ora utilizando elementos nacionais – como a inserção de expedientes rítmico-musicais oriundos da música popular de determinadas regiões brasileiras, como o choro, o frevo, o coco e a seresta.

A busca por alternativas de repertório brasileiro possibilitou à pianista Tamara Ujakova o encontro com a obra deste notável compositor olindense, cuja 1ª Toccata Nordestina, obra que integra o programa do recital, foi objeto de pesquisa da sua tese de doutorado em Práticas Interpretativas.

JÚLIO BRAGA (1918-1993)

 Acalanto op.1 nº 1