Setembro Amarelo: pela valorização da vida!

Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá aderir ao “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a comunidade acadêmica a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Junto com a Biblioteca Central do CCS, através do projeto Estações, serão realizadas ações em prol da Vida: palestras, exibição de vídeos, distribuição de panfletos e outros.

O evento “Pela Valorização da Vida!” acontecerá nas manhãs dos dias 12 e 13 de setembro.

12/09 – 9h
O CVV no resgate de vidas – João Alexandre Gomes de Souza (Coordenador do Centro de Valorização da Vida de São Gonçalo/RJ)
A questão do suicídio será abordada por uma perspectiva humanista, apresentando o conceito, a análise de dados estatísticos, os principais fatores de risco e grupos mais vulneráveis, a importância da mobilização social e como o Centro de Valorização da Vida desenvolve seu trabalho de prevenção, por meio da compreensão empática e da escuta ativa e solidária.

12/09 – 10h
Sentido da/na Vida e Espiritualidade – Jacirema Maria Thimoteo dos Santos (Técnica em Assuntos Educacionais do CCS/UFRJ)
Atualmente, a sociedade está pautando o sentido da/na vida no consumo, no dinheiro e no poder econômico vigente que oferecem, ilusoriamente, uma plena realização humana. Dessa forma, a grande maioria das pessoas deixa de lado o cultivo da Espiritualidade que não é a solução para as crises interiores e exteriores que a pessoa vive, mas é o caminho para a construção de um novo ser consciente de que não veio ao mundo para se autossatisfazer, mas para se colocar a serviço das outras pessoas. E, em muitos casos, evita algum ato ilícito contra a própria vida: o suicídio.

12/09 – 11h
Perguntas e mesa-redonda

13/09 – 9h às 12h
Debate sobre a valorização da vida – Ellen Ingrid Souza Aragão (Professora substituta no Instituto de Psicologia da UFRJ)
O suicídio será discutido a partir da análise de trechos da série “13 Reasons Why”. Baseada no livro de Jay Asher, a série gira em torno de uma estudante que se mata após uma série de falhas culminantes, provocadas por indivíduos selecionados dentro de sua escola. Uma caixa de fitas cassetes gravadas por Hannah antes de se suicidar relata treze motivos pelas quais ela tirou sua própria vida.

Dia(s): 12 set 2017 - 13 set 2017

Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Rio de Janeiro, RJ, 21941-902, Cidade Universitária

Período de inscrição: Até o primeiro dia do evento