Som da Maré

som-da-marc3a9

Em Maio de 2014, o projeto participativo Som da Maré vem contextualizar a energia de um grupo de moradores do conjunto de favelas da Maré através da arte sonora, resgatando vivências, memórias, histórias e lugares. Estas memórias contam histórias e deixam marcas no espaço que contribuem para a cultura local.

Quatro meses de oficinas e trabalho de campo formam a base de duas intervenções culturais no mês de Maio: uma exposição de arte sonora no Museu da Maré e passeios sonoros guiados na cidade do Rio de Janeiro. Estas intervenções apresentam realidades, histórias e ambições da vida cotidiana da Maré através de som imersivo, fotografia documental, texto e objetos.

O projeto Som da Maré reúne diversos grupos de participantes que juntos desenvolveram temáticas, materiais e estratégias para a articulação de elementos da vida na Maré. Os participantes incluem bolsistas Jovens Talentos FAPERJ e suas famílias, alunos de pós-graduação da UFRJ, alunos de doutoramento do Sonic Arts Research Centre e membros da Cia Marginal, companhia de teatro na Maré. O projeto conta ainda com a participação de professores da área da música, etnomusicologia, arte e arquitetura da UFRJ e de uma parceria com o Museu da Maré. Mais de trinta pessoas vieram assim colaborar para tornar este projeto possível.

Durante o desenvolvimento do projeto, várias mudanças ocorreram na cidade como um todo e, particularmente na Maré, o que gerou alteração das políticas territoriais dos espaços implicados neste projeto. A forma como estes eventos se tornaram parte da vida cotidiana dos moradores sugeriu mais um dos pontos de reflexão sobre identidade, território e comunidade.

Som da Maré articula pequenos fragmentos de toda essa expressão cultural através do som. Entre tecnologias e experiências de vida, estas vivências podem ecoar na forma de memória mas também de ambições futuras, resignificando o espaço e o lugar através do tempo.

O curador e coordenador do projeto é Pedro Rebelo, professor e diretor de pesquisa no Sonic Arts Research Centre, Queen’s University Belfast e professor visitante sênior na UFRJ. Este trabalho tem como base metodologias desenvolvidas para o “Sounds of the City – Belfast”, (encomendado pelo Metropolitan Art Centre, para a sua abertura em 2012) que foi edificado junto a participação ativa de dois grupos moradores da cidade de Belfast na Irlanda do Norte.

Exposição
3 instalações articulando vivencias sonoras, o cotidiano e reflexões sobre o futuro. As três obras utilizam recursos sonoros, visuais e interativos que ocupam três galerias no Museu da Maré. A exposição complementa a exposição permante do museu “Os 12 tempos da Maré”.

Museu da Maré
Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré, Rio de Janeiro
20 Maio – 20 Junho 2014
Terça a Sexta 9h – 21h
Sábado 9h – 17h

Passeio sonoro no parque do Flamengo
Em grupos de 15 pessoas, o público é guiado por membros da Cia Marginal, uma companhia de teatro da Maré, num passeio sonoro que articula depoimentos, ambientes sonoros e gravações de campo tal como intervenções dos atores.

Ponto de encontro: Parque de Estacionamento do Parque do Flamengo (aterro do Flamengo) junto à Kombi “Som da Maré”.

Para participar no passeio agende sua visita em http://www.eventick.com.br/somdamare

Os passeios decorrem de terça a sexta às 15h (duração 45m) e sábado 10h e 14h (com transporte opcional para o Museu da Maré) no período de 20 Maio – 20 Junho 2014.

Dia(s): 18/05/2014 - 20/05/2014

Local: Museu da Maré
Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré
Rio de Janeiro - CEP