Territórios psicotrópicos: toxicodependência de rua, periferização urbana e exclusão social

Cartaz

O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU/ IFCS-UFRJ), o Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ) e o Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (CEVIS) promovem a conferência “Territórios psicotrópicos: toxicodependência de rua, periferização urbana e exclusão social”.

O evento acontece no dia 26/08,  às 14 h, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), na Sala 109, Sala Evaristo de Moraes – Térreo e  contará com a presença do professor Luís Fernandes, professor associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Diretor do Centro de Ciências do Comportamento Desviante.

O tema central dos seus trabalhos de investigação é a caracterização do fenômeno das drogas em contexto urbano – uma ecologia social dos atores e dos territórios psicotrópicos. A evolução conflitual deste fenómeno nos grandes espaços urbanos conduziu-o à pesquisa sobre o sentimento de insegurança, a violência urbana, a marginalidade e a expressão socioterritorial dos processos de segregação e produção de desigualdades. No campo interventivo, tem dado especial atenção às estratégias de controle social da desviância e à redução de danos nos territórios psicotrópicos.

Dia(s): 26/08/2013

Local: IFCS/UFRJ