Tese de doutorado aborda o processo de reocupação de terras tradicionais pelos indígenas Ava Guarani e Ava Kaiowá nas três últimas décadas

imagesCAPP3PIP
O processo de reocupação de terras tradicionais pelos indígenas Ava Guarani e Ava Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul ao longo das três últimas décadas, bem como os conflitos fundiários envolvendo indígenas e não indígenas, é o tema da tese de doutorado de Tonico Benites, indígena Guarani Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional/UFRJ, que será defendida na próxima segunda (24/02).
Orientada pelo professor João Pacheco de Oliveira, a tese analisa o processo de reocupação de terras tradicionais pelos indígenas Ava Guarani e Ava Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul ao longo das três últimas décadas, bem como os conflitos fundiários envolvendo indígenas e não indígenas.
Além do destaque de ser um aluno indígena concluindo o Doutorado em Antropologia Social, o próprio conteúdo do trabalho também tem grande importância. Trata-se da compreensão dos conflitos sob a ótica de uma liderança indígena exercendo a autoridade acadêmica conferida pela formação antropológica.
A defesa de tese de Tonico Benites, dia 24/02, será na sala Lygia Sigaud, no prédio do Museu Nacional, Quinta da Boa Vista, a partir das 13:30 hs.

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 24/02/2014
Horário: 13:30

Local: Museu Nacional da UFRJ
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ CEP 20940-040

Categoria(s): Não Categorias

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não foi informado
Site: museu@mn.ufrj.br
Instituição responsável: Museu nacional/ UFRJ
Email do organizador:Não foi informado
Telefone de contato: (21) 2562-6900

Comments are closed.