UFRJazz Ensemble

A Escola de Música tem o prazer de convidar para o primeiro concerto deste ano da UFRJazz, a bigband da UFRJ, no tradicional Salão Leopoldo Miguez.
A UFRJazz Ensemble foi criada a partir da implementação do Curso de Bacharelado em Música – Saxofone em 1995 pelo professor José Rua, da Escola de Música. Ela destaca-se pela qualidade de seu trabalho dedicado à música instrumental popular brasileira, ao jazz contemporâneo, bem como à música de concerto. A big band é formada por alunos da Escola de Música da UFRJ, além de contar com músicos convidados. Sua formação conta com  5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones e base rítmica constituída de guitarra, baixo, bateria, piano.
A UFRJazz Ensemble gravou seu primeiro CD em 1997, com o título “Jazz na Universidade”, no qual interpretou composições dos mais importantes compositores contemporâneos americanos. Este trabalho foi tão expressivo que foi considerado o melhor CD do gênero, gravado por uma big band no Brasil. Para comemorar seus dez anos, a UFRJazz lançou seu segundo CD “UFR Jazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa”, o primeiro de uma série que pretende registrar compos tores populares brasileiros de valor acadê mico. Seu último CD “Paisagens do Rio”, foi lançado em 2006, por ocasião do aniversário de 70 anos da Rádio MEC, com o patrocínio da Petrobras, e foi indicado ao 5º. Prêmio Tim de Música.
Desde 2019, a UFRJazz é dirigida pelo professor Julio Merlino (EM-UFRJ) , que vem desenvolvendo um trabalho diversificado que inclui a pesquisa e ampliação do repertório da orquestra, apresentações dentro e fora da universidade e a participação de artistas e compositores convidados, proporcionando aos alunos e músicos convidados uma experiência enriquecedora com conteúdo didático e artístico variado, que transita dos “clássicos” da Big Band até a produção atual, passando pelo jazz, Fusion, música latina, compositores brasileiros consagrados e os das novas gerações, e também o repertório do jazz sinfônico.”
NAO PERCA!
dia 3 de julho – quarta-feira -18:30
Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98