V Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade – Gastronomia e Comunicação

V Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade – Gastronomia e Comunicação

Nos últimos cinco anos, chama a atenção o grande número de programas sobre gastronomia nas emissoras de rádio e televisão (aberta e por assinatura), bem como a diversidade de títulos de revistas especializadas nas bancas, colunas em jornais, blogs e sites. Considerando-se o crescente número de estudantes e profissionais brasileiros que hoje optam por esta área, é possível dizer que a popularização da gastronomia na mídia tem impacto sobre essas escolhas e, consequentemente, sobre as transformações na economia, no mercado de trabalho e na educação?

Para debater e refletir sobre estas e outras questões que relacionam Gastronomia e Comunicação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro por meio do Instituto de Nutrição Josué de Castro vai promover o “V Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade – Gastronomia e Comunicação”. O evento será realizado pelo Curso de Bacharelado em Gastronomia entre os dias 29 e 30 de setembro de 2014, das 9h às 18h, no Auditório do Bloco N, do Centro de Ciências da Saúde, à Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

O interesse pelo evento superou todas as expectativas. Desse modo, as inscrições – previstas para terminar no dia 25 de setembro – já estão encerradas; entretanto, há lista de espera. Os interessados devem preencher e enviar formulário disponível exclusivamente no site do Curso de Gastronomia da UFRJ em http://www.gastronomia.ufrj.br/

O Fórum destina-se a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da Gastronomia e da Comunicação. A programação prevê palestras, debates, degustações, além de três atividades complementares. A sessão “Sabores e Saberes do Brasil”, nesta edição, vai destacar a cerveja artesanal brasileira. Também haverá apresentação de trabalhos científicos e o V Concurso de Fotografia “Imagens da Gastronomia”, realizado com o objetivo de despertar o interesse da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para a gastronomia como expressão da identidade cultural, social e artística.  Mais informações sobre o evento podem podem ser obtidas em http://www.gastronomia.ufrj.br/

Dia(s): 29/09/2014 - 30/09/2014

Local: Auditório do Bloco N (CCS/UFRJ)