V Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano UFF‏

uff

Seminário Mídia e Cotidiano da UFF discute cidade e processos comunicacionais

Pesquisadores nacionais e internacionais participarão na Universidade Federal Fluminense (UFF), do V Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, que terá como tema central Mídia e Cidade: diálogos multidisciplinares e comunicacionais. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, terá a presença dos conferencistas João Pissarra Esteves, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), e do sociólogo da Universidade de Sorbonne (França) Michel Maffesoli, dentre outros convidados. O seminário será realizado no Auditório Macunaíma, no campus do Gragoatá (Niterói/RJ).

Alunos e professores interessados em apresentar pesquisas na área têm até 10 de outubro para submeter os resumos expandidos. São quatro grupos de trabalho (GTs): Comunicação: produção e linguagens; Políticas e alternativas de Comunicação; Estudos de recepção e consumo e Comunicação e Educação. As inscrições para quem deseja participar das conferências, das discussões temáticas e dos GTs, sem apresentação de trabalhos, prosseguem até 10 de novembro.

Três mesas estão programadas durante o encontro: “Mídias, cidade e juventude”, com participação dos professores Ricardo Freitas (UERJ), Claudia Pereira (PUC/RJ) e Nilda Jacks (UFRGS); “Mídias, cidade e gentrificação”, com os professores convidados Muniz Sodré (UFRJ), João Batista Ferreira de Mello (UERJ) e Kleber Mendonça (UFF), e “Linguagens e subjetivação do espaço urbano”, que terá a presença dos professores Yuji Gushiken (UFMT), Wellington Pereira (UFPB) e Victa Carvalho (UFRJ).  A programação prevê ainda lançamento de livros e revistas acadêmicas.

O V Seminário tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi/UFF) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFF).

Mais informações sobre a programação, os convidados, as ementas dos GTS e o cronograma completo de inscrições podem ser obtidas no site do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano (PPGMC): http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br<http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/>.

Dia(s): 10/11/2014 - 12/11/2014

Local: UFF - Campus Gragoatá
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis
Niterói - Rio de Janeiro CEP 24210-380