VI Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos

imagem simposio OUSIA satirolira REDUZIDA

O VI Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos reunirá pesquisadores conceituados de cinco países para discutir o tema:PLATÃO E HOMERO : Poesia e Filosofia. Dedicado aos estudos mais recentes acerca da expressividade, da performatividade, da linguagem, da recepção, da categorização, das redes inter e intratextuais, e até mesmo dos estudos ecdóticos, o Simpósio propõe um debate entre os pesquisadores que contemplam as fronteiras do discurso filosófico, seja na origem, seja no presente. Por sua visada interdisciplinar, temas e problemas clássicos tornam-se novamente inspiradores de aberturas teóricas e conceituais capazes de enfrentar desafios do tempo presente, na filosofia e na cultura. Desafios como o de montar bases e fundamentos para projetos de formação e educação em todos os níveis que, pelo caminho da reflexão filosófica, contemplem valores como a Diversidade no campo da verdade e do conhecimento, a Complexidade no campo dos temas éticos e políticos e a Vitalidade, nos diversos extratos da cultura.

O Simpósio de 2016 está integrado ao programa de discussões do Polo de Estudos Clássicos do Rio de Janeiro, ao acordo Capes/Cofecub sobre as poéticas antigas e ao evento internacional que o precede, em torno da filosofia de Platão: O XI SImpósio Platônico: O Fédon , organizado pela International Plato Society. Resultará do encontro a publicação dos Anais com as comunicações e um livro temático com as conferências, palestras e comunicações selecionadas pelo comitê científico.

Data:
De 11 a 14 de Julho de 2016.
Endereço:
Rua Largo de São Francisco de Paula, n°1, 20051-070 – Centro – Rio de Janeiro – Brasil.
Programa:
Segunda – 11/07 Terça – 12/07 Quarta – 13/07 Quinta – 14/07
09:00 às 10:00 hs INCRIÇÕES E CREDENCIAMENTO

Comunicações Beatriz de Paoli
Paulo Martins
Tatiana Ribeiro
Comunicações
10:00 às 11:30 hs Izabela Bocayuva
Maria da Graça Augusto
11:30 às 12:00hs CAFÉ CAFÉ
12:00 às 13:30 hs Abertura:
Fernando Santoro
Alberto Bernabé
Prazo de inscrição:
  • Inscrições abertas a partir de 10 de junho de 2016
  • Até dia 01 de julho de 2016: inscrições com apresentação de trabalho.
  • Até dia 11 de julho de 2016: inscrições de ouvintes
Taxa de Inscrição:
  • Professores/Pesquisadores da UFRJ: R$ 50,00
  • Professores/Pesquisadores:R$ 100,00
  • Alunos de Pós-Graduação da UFRJ: R$ 20,00
  • Alunos de Pós-Graduação: R$ 40,00
  • Alunos de graduação da UFRJ: Grátis
  • Alunos de graduação: R$ 10,00
  • Demais ouvintes : R$ 50,00

A INSCRIÇÃO É PAGA NO DIA DE CREDENCIAMENTO

Comitê Científico:
  • III SimposioFernando José de Santoro Moreira (UFRJ) – Coordenador do Laboratório OUSIA de Filosofia Clássica
  • Henrique Cairus (UFRJ) – Coordenador do Programa de Estudos em Representações da Antiguidade (PROAERA)
  • Izabela Bocayuva (UERJ) – Coordenadora do Laboratório de Filosofia Antiga NOESIS da UERJ
  • Rossella Saetta Cottone (Centre Léon Robin) – Coordenadora da Equipe Francesa Capes/Cofecub

Dia(s): 11 jul 2016 - 14 jul 2016

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Valor: Professores/ Pesquisadores da UFRJ: R$ 50,00; Professores/ Pesquisadores: R$ 100,00; Alunos de Pós-Graduação da UFRJ: R$ 20,00; Alunos de Pós-Graduação: R$ 40,00; Alunos de Graduação da UFRJ: Gratuito; Alunos de Graduação: R$ 10,00; Demais ouvintes: R$ 50,00.
Período de inscrição: Até o dia 11 de julho de 2016.
Site: http://www.pec.ufrj.br/ousia/simposio/VIsimposio.htm.
Instituição responsável: UFRJ (IFCS).
Email do organizador: carloshenriquebuck@gmail.com.
Telefone de contato: (21)99623-3820.