VIII Encontro Saúde e Educação para a Cidadania – Saúde Escolar: Saberes e Fazeres

banner_saude_educacao2013

O período escolar é fundamental para se trabalhar a saúde na perspectiva de sua promoção, desenvolvendo ações para prevenção de doenças e para fortalecimento dos fatores de proteção. O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 53 nos diz sobre o respeito às crianças e adolescentes. O respeito envolve cidadania e todos os direitos sociais, principalmente saúde. Crianças, Adolescentes e Adultos que se encontram nas Escolas vivem momentos em que hábitos e atitudes estão sendo adquiridos e dependendo da idade estão sendo revistos também. Assim, a Escola pode ser o lócus irradiador da Educação e Saúde.

O Programa Nacional de Saúde Escolar, criado em 1984 vem, ao longo dos anos se aprimorando e incentivando ações educativas, preventivas e criativas nas áreas da saúde. Com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso VII, o Estado deveria ser o principal agente garantidor do atendimento à Saúde do educando, por meio de Programa Suplementar de Saúde Escolar. Muitas modificações políticas e sociais foram feitas desde então, mas o papel das instituições públicas e privadas têm construído ações de fortalecimento da relação Educação e Saúde.

Nossa sociedade contemporânea urge por reflexões que levem educadores de todos os níveis e modalidades a enfrentarem os desafios atuais e que possam manter vivas a interdisciplinaridade e a intersetorialidade que a temática exige. Saúde e Educação, quando juntas estão, direcionam-se para o diálogo e para o planejamento participativo. Envolvem pessoas que pensam que a Saúde é fundamental para desenvolvimento pleno de brasileiros e brasileiras,  a fim de concretizarmos uma formação integral, cidadã, democrática e que almeje uma cultura de paz.

Dentro destes paradigmas muitas ações têm sido criadas para atendimento dos contextos sociais e educativos vivenciados por comunidades. Universidades têm sido grandes colaboradoras e têm trabalhado com parcerias muito interessantes e diversas. Este Encontro será uma possibilidade de reunirmos atores das mais diversas iniciativas para troca de experiências e também para construção de novas interações, principalmente para que a Educação Básica possa ser escutada, auxiliada e renovada com atividades compartilhadas que venham a trazer a temática da saúde para o projeto pedagógico escolar e universitário.

Elencamos algumas temáticas que poderão servir para que os diversos grupos sociais possam preparar seus trabalhos, sempre com a possibilidade transdisciplinar, interdisciplinar e intersetorial:

• Avaliação Nutricional; Psicossocial; Clínica; Fonoaudiológica; Oftalmológica; Auditiva e outras;
  • Higiene Bucal;
  • Alimentação saudável;
  • Redução de violências;
  • Atividade física e Saúde;
  • Saúde Sexual e Reprodutiva;
  • Educação Permanente em Saúde;
  • Prevenção de Uso de Drogas;
  • Controle de Tabagismo;
  • Redução do Consumo de Álcool;
  • Saúde Mental;
  • Dificuldades de Aprendizagem e transtornos na área;
  • Educação Especial e Psicopedagógica;
  • Tecnologia Assistiva em Educação;
  • Saúde do Professor e diversos Profissionais de Educação.
Inscrição de Trabalhos no Encontro 30 de julho a 30 de setembro
Inscrição de Encontristas 01 de agosto a 05 de novembro
Avaliação dos Resumos 01 a 20 de outubro
Divulgação dos resultados da   avaliação (pelo site do congresso) Até 21 de outubro
Correção dos resumos (pelos   autores) 21 a 23 de outubro
Comunicado aos autores (data,   horário e local da apresentação) Até 29 de outubro
Inscrição para mini-cursos e   oficinas 01 a 31 de outubro
Realização mini-cursos e oficinas 11 de novembro
Sessão de abertura do Encontro 12 de novembro às 09h
Encerramento do Encontro 12 de novembro às 17h

Também teremos atividades pré-encontro (11-nov) como minicursos e a reunião do Fórum Carioca de Educação Permanente. Estaremos esperando por você. Venha participar conosco!

Dia(s): 11/11/2013 - 13/11/2013
Horário: O dia inteiro

Local: Auditório da Biblioteca Central do CCS/UFRJ
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L - Prédio do Centro de Ciências da Saúde - Cidade Universitária