VIII Fórum de Migrações & IV Simpósio de Pesquisa sobre Migrações

foto-estrangeiro

O Rio de Janeiro recebe entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro dois grandes eventos relacionados à temática migratória: o VIII Fórum de Migrações (não confundir com o FSMM, que aconteceu em julho em São Paulo), e o IV Simpósio de Pesquisa sobre Migrações.

cartaz-2016-leve1

Os dois eventos são organizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vão acontecer na Casa da Ciência – Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro. O evento é gratuito e aberto ao público e não precisa de inscrição prévia para participar.

Para este ano foi escolhido o tema “Coletivos – Redes – Fluxos – Coletivo”. Na página oficial do evento, a descrição mostra o porquê desse lema para o Fórum. “Em tempos de Globalização, as migrações não podem ser dissociadas das redes sociais reais e virtuais que as abarcam e dos fluxos humanos e midiáticos que as sustentam. Mas, a viabilidade da empreitada e a sobrevivência do sujeito migrante dependem, antes, de sua capacidade de somar e se articular em coletivos sociais e políticos”.

Dia(s): 29 nov 2016 - 1 dez 2016
Horário: O dia inteiro