Visitação do Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe/UFRJ

O Maglev-Cobra – trem de levitação magnética da Coppe/UFRJ – voltou a operar, desde o dia 6 de março, regularmente todas as terças-feiras, sempre das 11h às 15h. As viagens são abertas ao público em geral.

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra é um veículo compacto e leve que se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes.

Planejado para ser uma alternativa de transporte em centros urbanos, o Maglev-Cobra levita sobre esbeltas passarelas suspensas que não competem pelo já reduzido espaço das grandes cidades e cuja construção dispensa as caras e impactantes obras civis dos metrôs e trens de superfície convencionais. Além de ser eficiente do ponto de vista ambiental, é economicamente vantajoso. O custo de implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação de um metrô subterrâneo na mesma extensão.

Os interessados em testar a tecnologia devem se dirigir à estação do Centro de Tecnologia da UFRJ, que fica no segundo andar do Bloco I-2000 (altura do Bloco H), na Av. Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lasup@dee.ufrj

Dia(s): 18 jun 2019

Local: Estação MagLev Cobra
Av. Athos da Silveira Ramos, 149 Bloco I Sala 148, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 21250-130, Zona Norte