Vº ENCONTRO SOCIOCULTURAL – DIA DE ÁFRICA “25 DE MAIO”

Vº ENCONTRO SOCIOCULTURAL, ECONÔMICO E POLÍTICO PARA COMEMORAÇÃO DO DIA DE ÁFRICA “25 DE MAIO”

ATIVIDADES:
SÓCIO-CULTURAIS, ECONÔMICOS  E POLITICAS
– PALESTRA DE DIFERENTES PROFESSORES E PESQUISADORES, E MESA REDONDA: com o tema referem à África e sua relação com os demais continentes.
SUBTEMAS:
– Os Sistemas socioculturais, econômicos e políticos africanos, e modelos de Estados e instituições internacionais;
– A prática de Tradição oral e os sistemas modernos de Formação e desafios com a preservação dos valores locais;
– Relações de Poderes Tradicionais, Religiosas e seus reflexos na afirmação de novas nações modernas em construção;
– Identidade, Etnia e dinâmica cultural na África;
– Causa da Importação de modelos ideológicos na gestão das instituições africanas;
Migração do povo africano e sua afirmação na diáspora.

Data: 25 de Maio de 2017.
Horário: 09h00s as 18h30s
Local: Auditório G1/ 2º andar – Faculdade de Letras UFRJ

– MESA REDONDA: sobre a antropologia de alimentação na África subsahariana e exposição com painéis expondo o contexto histórico, espiritual e sociocultural de diferentes tipos de comidas africanas e a feira de roupa africana;
Data: 24 de Maio de 2017.
Horário: 09h00s as 18h30s
Local: Auditório Hélio Fraga no Bloco K / Centro de Ciências de Saúde UFRJ

– MOSTRA DE DOCUMENTÁRIO: sobre as identidades africanas e dialogo sobre a interação entre os africanos (imigrantes e estudantes) e Americanos nas academias e demais espaços socioculturais e educativos;
Data: 27 de Maio de 2017.
Horário: 14h30s as 17h30s
Local: Residência Universitário UFRJ

– AULAS ABERTAS: relacionadas à história de áfrica oeste, antes, durante e depois das ocupações Árabes Islâmicas e Católicas Europeias. A destacar as identidades Brame, Abalanteya, Bijagós, Malinke (Império do Mali), Kaabunké (Reino de Kaabu), Wolof (Reino Jolof), Afro Portuguesa e Cabo Verdiana e as suas relações com a política independentista e o Pan Africanismo que resultou na criação de Organização da União Africana.
Data: 6, 13, 20 e 27 de Maio de 2017.
Horário: 09h00s as 12h30s
Local: Auditório C3 – 2º Andar / Faculdade de Letras UFRJ
Inscrição: Livre e recepção do certificado no final de cada aula.

– RODA DE CONVERSA: sobre a cultura africana e afrodescendente, exposição e feira de roupa africana, conversa e mostra de danças africanas: Kuduru de Angola, Funana e Batuk de Cabu Verde, Gumbé e Tina de Guiné Bissau, Mbalakh de Senegal, e Coupé Decalé de Costa do Marfim e afro Colômbia, afro cubana e afro brasileira associada as cantigas e oficina de tranças de cabelo africano com as instrutoras e instrutores de diferentes países africanos do continente e da diáspora.
Data: 26 de Maio de 2017.
Horário: 09h00s as 17h00s
Local: Escadaria e Arena de Centro de Ciências de Saúde UFRJ

– TORNEIO DE FUTEBOL FEMININO E MASCULINO: com a participação dos países africanos, Brasil e demais países americanos.
Data: 06, 13, 20 e 27 de Maio de 2017.
Horário: 09h00s as 13h00s
Local: Quadra Poliesportiva da Escola de Educação Física e Desporto UFRJ

– BAILE AFRICANO “ZZINBA ZIINGA”: acompanhado com desfile de roupa e diferentes estilos e misturas de musicas rurais e urbanas de diferentes lugares de África com os Djs nativos, a destacar Rumba de Congo, Kuduru de Angola, Funana e Batuk de Cabu Verde, Gumbé e Tina de Guiné Bissau, Mbalakh de Senegal, Afro Mandinka de Guiné Conakry e Coupé Decalé de Costa do Marfim e demais musicas africanas.
Data: 26 de Maio de 2017.
Horário: 15h00s as 22h00s
Local: Em frente ao Pátio do Alojamento – Residência Universitária da UFRJ

COMISSÃO DOS ESTUDANTES AFRICANOS E DA DIASPORA NA UFRJ:
Telef: 21 98333 6324; 21 99989 5827; 21 98000 5146
E-mail: eventos.africa.ufrj@gmail.com
Inscrição: apenas para tarde do dia 24 de Maio, ou demais dis são livres e com direito ao certificado no final do evento.

TEMPO DETERMINADO
Início: 06/05/17
Término: 27/05/17
Das 09h00s ás 22h00s
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Faculdade de Letras UFRJ – RJ
Centro de Ciências de Saúde UFRJ – RJ
Escola de Educação Física e Desporto UFRJ – RJ
Restaurante Universitária UFRJ – RJ
LOCAIS DE ABRANGÊNCIA
Todo território brasileiro.
ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
União dos Estudantes Africanos e da Diáspora UFRJ;
Centro de Letras e Artes UFRJ
Faculdade de Letras UFRJ
Divisão de Integração Acadêmica UFRJ;
Pro Reitoria de Graduação UFRJ;
PÚBLICO – ALVO
Estudantes; Professores; Pesquisadores; Imigrantes africanos; Público em geral.

Dia(s): 6 maio 2017 - 27 maio 2017
Horário: O dia inteiro

Local: Faculdade de Letras (FL/UFRJ)
Av. Horácio Macedo, 2151, Rio de Janeiro, RJ, 21941-917, Cidade Universitária