WORKSHOP BIOSSEGURANÇA E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM LABORATÓRIOS DE PESQUISAS

O Workshop tem como objetivos: identificar potenciais riscos biológicos, químicos e radiológicos em laboratórios e coletas de campo, bem como manipulação de animais contaminados; escolher equipamentos de radiometria adequados e métodos para uso em situações práticas em laboratórios; avaliar exposições ocupacionais de pesquisadores, técnicos e alunos; divulgar orientações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) sobre proteção radiológica, controle ocupacional e rejeitos radioativos; e cumprir com requisitos para o licenciamento de laboratórios de pesquisas e renovação das autorizações individuais de pesquisas (Licenças AP).

Os professores convidados são: Ademir Amaral, PhD (UFPE); Edson Andrade, DSc (CTEx); Jean Remy Guimarães, PhD (IBCCF-UFRJ); Mario Balthar, DSc (CTEx); Nanci do Nascimento, DSc (IPEN/CNEN/SP); João Carlos Pereira da Silva, DSc (IEN/CNEN); João Carlos Leocádio, DSc (IRD/CNEN) e Ricardo Gutterres, DSc (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear-DRS/CNEN),  os quais são supervisores de proteção radiológica em seus respectivos institutos de pesquisas e também renomados professores dessas instituições. Os coordenadores são Silvia Maria Velasques de Oliveira, DSc e Luiz Ernesto de Carvalho Matta, DSc, ambos do IRD e Fabio Luiz Navarro Marques, DSc, da Faculdade de Medicina da USP.

Dia(s): 26 jun 2015

Local: INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA
Av Salvador Allende, RIO DE JANEIRO, RJ, 22783127, Barra da Tijuca

Valor: R$100,00