X Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

A produção desenfreada realizada pelo homem sem a reflexão das consequências de suas escolhas e ações apresenta uma forte repercussão para a sociedade, muitas vezes contribuindo para as problemáticas sociais que atualmente se alastram pelo mundo (miséria, fome, abismo social, doenças… ).

Além disso, as recentes preocupações ambientais fizeram nascer o questionamento sobre o modo de produção no qual estamos incluídos hoje. Essas inquietações também nos instigam a questionar a maneira como convivemos uns com os outros. O futuro das relações sociais, da convivência humana, dos recursos, e consequentemente, da humanidade, estarão seriamente comprometidos se continuarmos por este caminho.

Alguns pensadores, acadêmicos, trabalhadores e militantes, profissionais de uma nova era, já deram os primeiros passos em busca de alternativas lúcidas e viáveis para o desenvolvimento de um novo paradigma. Capra, Sachs, Singer e Boff são unânimes na luta por mudanças nos pensamentos vigentes e já se lançaram nessa batalha ideológica.

É necessário que a sociedade se mobilize e contribua para essa mudança de paradigma. Dessa forma, o papel dos diversos profissionais, com destaque para a atuação dos engenheiros – pilares no desenvolvimento de soluções práticas e otimizadas para o dia a dia da sociedade – é de fundamental importância.Que tipo de desenvolvimento pretende-se construir para um novo Brasil? O ENEDS surge com uma proposta de trazer este e outros questionamentos, na tentativa de alcançar reflexões e futuras intervenções promotoras de uma nova sociedade.

Objetivo Geral

O X ENEDS tem como objetivo articular profissionais da engenharia e em formação, assim como outras profissões e a comunidade em geral, de forma a sensibilizá-los a repensar a problemática social modificando suas atitudes enquanto cidadãos, profissionais e acadêmicos.

Objetivos Específicos

• Refletir sobre as possibilidades de estudos, pesquisa e extensão, bem como atuação profissional na esfera social;
  • Propiciar a troca de saberes entre os participantes, reforçando a busca de alternativas eficazes para os problemas sociais;
  • Estimular a criação de redes de discussões e possíveis encaminhamentos de projetos na área social
  • Incentivar a relação dialógica entre a universidade e a sociedade;
  • Ressaltar a importância da multidisciplinaridade nas ações de cunho social.

Dia(s): 10/09/2013 - 13/09/2013
Horário: O dia inteiro