XII Festival Brasil Alemanha

O Festival Brasil-Alemanha celebra sua 12º edição neste ano, e acontecerá de 2 a 27 de setembro com distintas agendas para cada curso, resultado de uma parceria de sucesso entre três instituições: a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ e o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO.

O financiamento para a vinda dos professores da Alemanha se dá sob os auspícios do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — Órgão de Intercâmbio Acadêmico do Governo alemão. As inscrições para o Festival são gratuitas e estão abertas até o início de cada curso, através do formulário disponibilizado nas páginas da EM/UFRJ, UNIRIO, PROMUS e no facebook da EM/UFRJ (@musicaufrj).

A oferta de vagas é direcionada para os seguintes cursos: oboé/música de câmara, com Petar Hristov; trombone, com Brandt Attema; violoncelo, com Bernhard Lörcher, piano, com Roberto Domingos e Kaya Han, instrução para canto, com Holger Speck, educação musical e preparação vocal, com Stephan Hoffmann, trompa e música de câmara com Will Sanders e piano/correpetição de Xiayi Yiang; e a prática de banda sinfônica, com Will Sanders. Teremos também o curso de percussão com Isao Nakamura.

Com a coordenação geral dos professores Marcelo Jardim (EM/UFRJ) e João Luiz Areias (IVL-UNIRIO), e de Michael Uhde e Will Sanders (Karlsruhe), o festival proporciona aperfeiçoamento musical para alunos e profissionais do Brasil e da América-Latina, com professores da Alemanha, e conta ainda com o imprescindível apoio dos professores da UNIRIO Hugo Pilger, Ingrid Barancosky, Carol McDavit, Rodolfo Cardoso e da EM/UFRJ Giulio Draghi, Valéria Matos, Philip Doyle, Aloysio Fagerlande e Tiago Carneiro.

Para os inscritos que efetivamente participarem de 80% das atividades do curso escolhido, haverá certificado. Não será dado declaração de participação diferente do certificado, e o festival não se responsabiliza pelo transporte, hospedagem ou alimentação dos alunos. Os interessados devem preencher o formulário no endereço online: https://forms.gle/gYBmhk3xoATbEhg58.

Informações poderão ser encaminhadas para o e-mail festbral@musica.ufrj.br , ou através da secretaria do IVL/UNIRIO, através do telefone (21) 2542-3312 ou Setor Artístico da EM/UFRJ, no telefone (21) 2240-1441.

Ao todo estão previstos 11 cursos, em 10 modalidades.

Programação completa no site da Escola de Música: www.musica.ufrj.br

Dia(s): 2 set 2019 - 27 set 2019
Horário: O dia inteiro

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)