XII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOCIÊNCIAS NUCLEARES

RESUMO: As fronteiras atuais das Ciências Biológicas exigem interface entre as disciplinas de Biologia, Química e Física para se alcançar novos paradigmas em Saúde envolvendo aplicações de radiações ionizantes e não ionizantes, bem como nanobiotecnologia. Uma nova lógica é necessária para se usar as tecnologias disponíveis, com interseção entre imagem, eletroquímica, biofotônica, nanotecnologias e bibliotecas combinatórias de moléculas. O programa do Congresso visa encontrar a melhor integração possível entre todas as áreas citadas.

Com o título “Radioisótopos e Luz em Saúde: integrando competências e inovações em Biociências”, o Congresso tem como OBJETIVOS:

• Integrar pesquisadores em Biociências, em abordagem multidisciplinar envolvendo Biologia, Biomedicina, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia, Química, Física, Matemática, Radiologia, Enfermagem e Fisioterapia.
  • Sugerir/apresentar a usuários potenciais pesquisas com radioisótopos que podem ser produzidos pelo Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) ou cíclotrons, destacando-se imagem molecular e radioterapia, especialmente usando materiais nanoestruturados.
  • Comparar eficiência e segurança de tecnologias ópticas, radiológicas, híbridas, mecânicas e alternativas, aplicáveis a diagnóstico e tratamento, bem como demonstrar, quando oportuno, a necessidade de investimento em pesquisas complementares.
  • Trocar experiências sobre problemas de impacto em pesquisas, como Bioética, experimentação animal e interação com comitês de ética em pesquisa.

EIXOS TEMÁTICOS:

• Nanobiotecnologia: nanopartículas e sistemas biológicos; nanocarreadores aplicados à terapia celular; produção de medicamentos nanoestruturados, nanotoxicologia.
  •  Produção de radioisótopos: técnicas de irradiação de alvos, desenvolvimento de novas moléculas, radiofarmácia, radioquímica, registro de medicamentos.
  •  Radiobiologia e Biodosimetria: efeitos moleculares e celulares das radiações, atividade antioxidante e toxicidade de produtos naturais irradiados com radiação gama, modulação do microambiente tumoral, biodosimetria experimental, simulações de danos no DNA e dosimetria matemática.
  •  Biofotônica: técnicas ópticas em diagnóstico e terapia, aplicações de laser de baixa potência, instrumentação e segurança em terapia fotodinâmica, fotossensibilizadores, fotomodulação.
  • Ressonância magnética: sistemas dinâmicos e híbridos, métodos de imagem quantitativos.
  •  Imagens moleculares e radioterapia: formação e quantificação de bioimagens, radioterapia, imunoterapia, radiossensibilizadores, medicamentos teranósticos, ensaios clínicos com Radiofármacos em oncologia, neurologia e processos inflamatórios.
  •  Instrumentação, segurança, dosimetria e qualidade em irradiações: fontes radioativas, biomateriais, antissoros, alimentos, insetos.
  • Vibrações mecânicas em Saúde: exercícios de vibração de corpo inteiro, parâmetros biofísicos, efeitos neuro-musculares e ósteo-articulares, respostas cardiovasculares, alterações na concentração de biomarcadores hormonais e não hormonais.
  • Ensino de Biociências: educação acadêmica, profissional e continuada e certificação de profissionais, divulgação científica.

CURSOS – 7 cursos com 3 aulas de 50 minutos em 3 dias, totalizando 150 min ou 3 horas-aula, cada curso com aulas teóricas e visitas guiadas a laboratórios. Vagas: cursos com visitas a laboratórios : 30 (trinta) vagas; cursos em sala de aula: 50 vagas. É permitida inscrição em apenas um curso. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de pagamento da inscrição do congresso. Não há taxas adicionais. Não há reserva de vaga.

OFICINAS:

1. Formação de Pesquisadores e Escrita Científica (3 hs, no dia 10/10). Coordenador e Professor: Valtencir Zucolotto (Instituto de Física, IFSC, USP, São Carlos). Público: Pesquisadores e pós-graduandos.
  2. Ciências para Ensino Médio (4 hs, dia 11/10). Coordenadores: Deise Vianna (IF-UFRJ) e Afonso Aquino (Centro de Ensino e Informação, IPEN). Público: professores de licenciatura em Física, Química e Biologia e estudantes de pós-graduação em Ensino de Ciências.

SIMPÓSIO: Técnicas para controle populacional de mosquitos vetores Aedes aegypti. Coordenação: Anna Lucia Villavicencio (Pesquisadora do Centro de Tecnologia de Radiações do IPEN). Convidados: pesquisadores do CENA, ICB-USP, UFPE, SUCEN.

Dia(s): 9 out 2017 - 11 out 2017
Horário: O dia inteiro

Local: INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES (IPEN)
Avenida Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, SÃO PAULO, SP, 05508-000, SUDESTE