XIII CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO

O Curso de Formação Continuada em Neuroeducação é realizado por Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências / Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ).

Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.

PÚBLICO ALVO E NÚMERO DE VAGAS:

Professores atuantes na rede pública e/ou privada de ensino básico (infantil, fundamental ou médio).

Profissionais graduados, que atuem nos processos de ensino-aprendizagem (por exemplo, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros).

Graduandos de Pedagogia e cursos Licenciatura

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

CAMINHOS DA NEUROEDUCAÇÃO. O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO E PERÍODOS CRÍTICOS. Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.

CORPOREIRADE. Sensações e Movimento. Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.

APRENDIZAGEM, ATENÇÃO E MEMÓRIA. Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.

Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem. Raciocínio, habilidades e inteligências. Conheci-mento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição.
Distúrbios de Aprendizagem. Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.

SONO, RITMOS BIOLÓGICOS E APROVEITAMENTO ESCOLAR. Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.

AULAS PRÁTICAS DEMONSTRATIVAS. Relatos de experiências e atividades desenvolvidas em sala da aula no ensino básico.

EMISSÃO DE CERTIFICADOS
Os participantes que cumprirem menos do que 80% de presença não receberão certificado de conclusão do Curso de Formação Continuada. Qualquer dúvida a este respeito, enviar e-mail para cfcn@cienciasecognicao.org.

Dia(s): 22 jul 2019 - 26 jul 2019

Local: Auditório do Bloco N (CCS/UFRJ)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco N - Prédio do Centro de Ciências da Saúde - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 21941-590

Valor: A consultar