XV JORNADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Universidade Federal do Rio de Janeiro

XV JORNADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

02, 03, 04 e 05 de dezembro de 2014

EDITAL

Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) tornam pública a XV Jornada do PPGSA a ser realizada entre os dias 02 e 05 de dezembro de 2014, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, observado o disposto neste Edital.

A sessão de abertura realizar-se-á às 10h do dia 02 de dezembro de 2014 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. A sessão de encerramento realizar-se-á às 14h do dia 05 de dezembro de 2014, no mesmo local.

Endereço: Largo São Francisco de Paula, n° 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20051-070.

  1. Objetivos:

A XV Jornada do PPGSA tem como finalidade favorecer o intercâmbio entre pós-graduandos, bem como oferecer um espaço onde os mesmos possam discutir seus trabalhos com professores do PPGSA e de outras instituições de ensino e pesquisa. Por isso, estimula-se que sejam inscritas tanto reflexões teóricas e empíricas de projetos em fase inicial, quanto resultados de pesquisas em andamento ou já realizadas.

  1. Inscrições:

2.1. A inscrição do resumo do trabalho a ser apresentado deverá ser realizada no período de 08 de outubro a 1º de novembro de 2014.

2.2. As inscrições de resumo do trabalho devem ser realizadas através do e-mail jornadappgsa2014@gmail.com. E as inscrições de ouvintes e de participantes devem ser realizadas através do formulário de inscrição: http://goo.gl/forms/UHJI12GFzc

2.3. Pré-requisitos:

2.3.1. Somente serão aceitos trabalhos de alunos matriculados em programas de pós-graduação relacionados à grande área das Ciências Humanas e recém-mestres e doutores (com até um ano corrido desde a data da defesa).

2.3.2. Cada trabalho só poderá ser apresentado por uma pessoa.

2.3.3. O limite de autores para cada trabalho inscrito é de três pessoas.

2.3.4. Cada autor poderá se inscrever, no máximo, com dois trabalhos.

2.3.5. Não há a possibilidade de substituir, incluir ou remover autores.

2.3.6. O responsável pela inscrição deve indicar no ato um GT, dentre os relacionados no fim do edital.

2.3.7. Trabalhos que utilizem recursos imagéticos – vídeos e fotografias – deverão sinalizar a necessidade de aparelhagem no ato da inscrição.

2.4. Procedimentos da inscrição:

2.4.1. O e-mail que remeter a inscrição do trabalho será o único a ser utilizado como e-mail de contato pela Comissão Organizadora.

2.4.2. Escrever o código da mesa destinatária seguido de “Submissão de resumo” no campo “assunto” do e-mail.

2.4.3. A Comissão Organizadora poderá rearticular as indicações das mesas de apresentação de acordo com a demanda e com os temas dos trabalhos inscritos. Os autores que tiverem os trabalhos realocados serão previamente informados da mudança.

2.4.4. Todos os inscritos deverão anexar um resumo do trabalho contendo 3.000 caracteres (com espaço, incluindo título, palavras chave e bibliografia), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, sem espaço entre parágrafos e com alinhamento justificado.

2.4.4.1. O resumo não pode ser apresentado em formato de tópicos e deve ser redigido em português.

2.4.4.2. O nome do arquivo deve ser igual ao título do trabalho.

2.4.4.3. O resumo deve ser anônimo, conter o título do trabalho, explicitar os objetivos gerais, os objetivos específicos bem como a metodologia de pesquisa utilizada e referência ao programa em que o autor está/esteve vinculado (mestrado ou doutorado, indicando o ano/semestre em que se encontra ou concluiu).

2.4.4.4. O resumo deve conter também três palavras chave que indiquem os temas principais do trabalho.

2.4.4.5. Possíveis citações de autores no texto devem ser feitas pelo sistema “autor-data”. Se for uma citação, incluir o número de páginas (exemplo: “Freyre, 1933: 118”).

2.4.4.6. O arquivo deve estar na extensão “.doc”.

2.4.4.7. O nome do arquivo deve ser igual ao título do resumo, sem seu subtítulo e precedido por “Resumo”. Exemplo: Se o nome completo do artigo é “Política no Rio de Janeiro: um estudo de caso”, o nome do arquivo deverá ser “Resumo Política no Rio de Janeiro.doc”.

  1. Seleção dos trabalhos:

3.1. Os resumos inscritos para os GTs serão encaminhados para os pareceristas que definirão os trabalhos aptos.

3.2. A relação dos trabalhos aprovados, bem como a programação completa da Jornada, será enviada por e-mail para todos os inscritos e estará disponível no endereço eletrônico http://jornadappgsa2014.wordpress.com/ no dia 16 de novembro de 2014.

  1. Sobre o trabalho completo:

4.1. Os autores dos trabalhos aprovados para as apresentações nos gts terão o prazo de 17 a 25 de novembro de 2014 para enviar o trabalho completo para o e-mail jornadappgsa2014@gmail.com.

4.2. Cada trabalho completo deverá conter até 53.800 caracteres (com espaço e notas de página), seguindo as normas determinadas no item 2.4.4. Notas, apêndices, anexos e bibliografia devem estar contidos nesse limite.

4.2.1. O arquivo deve estar na extensão “.doc”.

4.2.2. O nome do arquivo deve ser igual ao título do resumo, sem seu subtítulo e precedido por “TC”. Exemplo: Se o nome completo do artigo é “Política no Rio de Janeiro: um estudo de caso”, o nome do arquivo deverá ser “TC Política no Rio de Janeiro.doc”.

4.3. Se os autores não enviarem o trabalho completo ou se este estiver em desacordo com as normas, a inscrição será cancelada.

  1. Apresentações:

5.1. Gts:

5.1.1. As apresentações deverão ser feitas oralmente, podendo ser apoiadas por imagens, vídeos, sons e arquivos para exibição de slides, desde que previamente indicados no ato de inscrição.

5.1.2. Cada apresentação deverá ter, no máximo, 15 minutos de duração.

5.1.3. O credenciamento na recepção será necessário para os que farão as apresentações e optativo para os ouvintes. Ele poderá ser realizado todos os dias da Jornada, mas preferencialmente no primeiro, dia 02 de dezembro, a partir das 12h.

5.1.4. Após a apresentação de todos os trabalhos do gt e as considerações dos debatedores, haverá tempo para debate.

  1. Certificados:

6.1. Os certificados serão encaminhados para os autores dos trabalhos apresentados, por e-mail, em formato Adobe PDF certificando a participação, após a Jornada.

6.2. No caso dos trabalhos com mais de um autor, apenas o apresentador receberá certificado de participação. Os demais autores receberão uma certificação na categoria de co-autoria.

  1. Publicação dos resumos e trabalhos completos:
  2. Os resumos dos trabalhos, e os trabalhos completos selecionados serão publicados no endereço eletrônicohttp://jornadappgsa2014.wordpress.com/.
  3. Para informações adicionais e outros esclarecimentos enviar e-mail parajornadappgsa2014@gmail.com

GTs

GT1 – Ritual, Simbolismo e Religião.

GT2 – Estudos Rurais.

GT3 – Arte e Áudio visual.

GT4 – Saúde, cuidado e emoções.

GT5 – Corpo, gênero, sexualidade e interseccionalidades.

GT6 – Pensamento social brasileiro e teoria social.

GT7 – Representações políticas e movimentos sociais.

GT8 – Ensino de sociologia e educação

GT9 – Desenvolvimento e trabalho.

GT10 – Questão racial e desigualdade social

GT11 – Etnologia e Etnicidade.

GT12 – Práticas econômicas e mercado.

GT13- Manifestações culturais, patrimônio e memória.

GT14 – Grandes empreendimentos e meio ambiente.

GT15 – Estudos urbanos e violência

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 02/12/2014 - 05/12/2014
Horário: O dia inteiro

Local: IFCS/UFRJ
Largo São Francisco de Paula, 1
Rio de Janeiro - RJ CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: --
Período de inscrição:Até 2 de Dezembro de 2014
Site: http://jornadappgsa2014.wordpress.com/
Instituição responsável: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Email do organizador:jornadappgsa2014@gmail.com
Telefone de contato: --

Comments are closed.