“Zika” é Tema da Aula Inaugural do CCS

Aula-Inaugural-2016-1-Zica

Os alunos ingressos nos diversos cursos das unidades acadêmicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de professores, alunos, técnico-administrativos e convidados de várias áreas da UFRJ, às 9h30, do dia 6/4, quarta-feira, no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no subsolo do Bloco “K” do prédio do CCS, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, assistirão a Aula Inaugural do CCS, sob o tema Zika: Uma emergência mundial – O papel da Rede Zika/UFRJ, tendo como palestrantes os professores Roberto de Andrade Medronho (diretor da Faculdade de Medicina), Rodrigo de Moraes Brindeiro (diretor do Instituto de Biologia), Davis Fernandes Ferreira (vice-diretor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes) Mário Alberto Cardoso da Silva Neto (diretor do Instituto de Bioquímica Médica, gestão 2011-2014) e Amilcar Tanuri (chefe do Laboratório de Virologia Molecular do IB), como mediador. Antecedendo, a professora Maria Fernanda S. Quintela, decana do CCS, fará breve exposição institucional e apresentará a equipe de trabalho da direção do CCS.

A “Rede Zika Paulo de Góes” reúne pesquisadores da UFRJ que discutem projetos e pesquisas sobre o tratamento da Zika e o combate ao mosquito Aedes aegypti. A rede, em conjunto com o Instituto de Matemática, está fazendo mapeamento da dengue como um modelo para ser utilizado em zika, ao longo de uma série temporal. O objetivo é apurar como esse fluxo do Aedes aegypti funciona dentro do Município do Rio de Janeiro, tanto em áreas urbanas, como em áreas rurais. Um subgrupo técnico de comunicação foi criado para auxiliar a rede, envolvendo a Escola de Comunicação, o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, o Núcleo de Tecnologia Educacional e a Coordenadoria de Comunicação da UFRJ. O subgrupo divulga informações para diferentes públicos da UFRJ e para a sociedade, com o objetivo de colaborar com a prevenção, o tratamento e o combate aos vetores do mosquito.

Uma parceria com o Hospital Universitário Graffrée e Guinle, da Unirio, definiu que a unidade hospitalar ficará responsável por autópsias em fetos que tiverem morte intrauterina em gestantes diagnosticadas com o Zika, e natimortos com microcefalia. A UFRJ atuará na parte laboratorial de diagnóstico molecular e estudos em três grupos: mulheres gestantes com Zika, grávidas cujos fetos tenham microcefalia e adultos com complicações neurológicas decorrentes de contaminação pelo vírus, como encefalite, meningite e Guillain-Barré.

SHOW NO TEATRO DE ARENA

Dia seguinte, 7/4, quinta-feira, das 12 às 13 horas, no Palco do Teatro de Arena, Jefferson Gonçalves e Kleber Dias apresentarão o espetáculo Acoustic blues, tendo no repertório o gênero musical blues, com músicas dos compositores Lightnin Hopkins, Mississippi John Hurt, Blind Blake, Taj Mahal, além das duplas de blues acústicas Sonny Terry e Brownie Mc Ghee, Junior Wells e Buddy Guy e Sonny Boy Williamson e Big Joe Williams. Imperdível!

Dia(s): 6 abr 2016

Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K - Prédio do Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, RJ, 21941-590, Cidade Universitária

Período de inscrição: 06/04/2016