PSYCCON

O PSYCCON, Processos Psicossociais de Consumo e Comunicação, é um projeto de extensão que integra o grupo de pesquisa composto por alunos da pós-graduação do Programa EICOS (Curso: Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) do Instituto de Psicologia e da graduação do curso de Comunicação Social da Escola de Comunicação da UFRJ. O PSYCCON tem um caráter interdisciplinar na interação dialógica entre os saberes da Comunicação e da Psicologia, especialmente no processo da investigação mais particular da Publicidade e da Psicossociologia, respectivamente, à luz do campo da produção do consumo. Da mesma forma, esse diálogo pode ser observado pela aproximação entre a academia e o mercado – por intermédio do setor das organizações de comunicação como espaço de atuação profissional –, através de produção de saberes por meio das pesquisas e de artigos científicos bem como da orientação de dissertação e teses (realizadas e em andamento) no PPG EICOS IP – UFRJ via grupo de pesquisa. O evento visa discutir a construção dos “kits de subjetividade” como modelagens marcárias nos processos publicitários, como sugere o título desta edição do evento.

Workshops:

12h30 –Giselle Torres
Ecopropaganda, psicossociologia e consumo verde: refletindo os “modos de ser” na publicidade verde

14h30 – Margarete Tavares
Os aspectos psicossociológicos na produção de “kits de subjetividade” e seus reflexos na publicidade

16h30 – Rosa Vargas
Filmes, consumo e cultura-mercadoria: processos de subjetivação e produção de “kits de subjetividade” nas imagens de tabaco em filmes brasileiros

Palestras (18h às 21h):

Fred Tavares (UFRJ – ECO/IP)
Olhares interdisciplinares: Os saberes da psicossociologia e da publicidade na produção dos “kits de subjetividade”

Guilherme Nery (UFF – Programa de Pós-graduação Mídia e Cotidiano)
Publicidade e subjetividade: as marcas ontofóricas

Patrícia Burrowes (UFRJ – ECO)
A criação de estilos de vida e o consumo de marcas através da publicidade online e offline

Marcos Alexandre (FACHA)
Psicologia e Comunicação: interfaces, processos e provocações

José Luiz Vaz (Agência 3)
Processo de produção dos “kits de subjetividade” nas campanhas publicitárias: pensando e praticando

Flávio Medeiros (Clube de Criação)
A ética na publicidade: uma estética de modelagem marcária?

Carregando mapa ....

Dia(s): 04/05/2017

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)
Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo