Violência nos territórios populares


Hoje, na cidade do Rio de Janeiro, existem dois grande vetores da violência armada nos territórios populares, os quais para nossa análise são formados pela junção de favelas com loteamentos clandestinos. O primeiro vetor decorre do controle armado destes territórios por varejistas  ilegais de drogas e o outro por grupos que inicialmente vendiam proteção contra estes varejistas e que, segundo levantamento do Ministério Público, controlam 88 comunidades em 23 bairros, por um total de 2,2 milhões de pessoas. A maioria destes grupos atua na zona oeste, em bairros como Jacarepaguá, Santa Cruz e Campo Grande e são genericamente conhecidos como milícias. Nos propomos a descrever a evolução histórica destes dois vetores, sua abrangência e as relações e influências nas políticas urbanas, no executivo estadual e nacional.

O debate irá ocorrer no dia 22/06 (segunda-feira), às 17:30, no Canal da Agência IPPUR no Youtube: https://tinyurl.com/agenciaippur

Alex Ferreira Magalhães é Jurista e possui Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / IPPUR, 2010). Além de Bolsista da FAPERJ – Jovem Cientista do Nosso Estado, é também Fundador e Diretor Geral do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB). Em 2018 iniciou Pós-Doutoramento junto ao Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lotado no IPPUR. Tem experiência nas áreas de Direito (ênfase em Direito Urbanístico e Direito Civil), Planejamento Urbano, seu objeto de investigação é o Direito Urbanístico, Direito Ambiental e Teoria e Instrumentos de Planejamento Urbano.

Heitor Ney Mathias da Silva é Economista e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Além de professor da UNIVERITAS e bolsista na Cooperação Social da FIOCRUZ, Heitor atua como pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço da UFRJ. Assim como possui experiência em Docência no ensino superior, sendo professor da Faculdade de Administração de Empresas no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), é também experiente na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Econômicos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, favela e desenvolvimento local.

Aldenilson dos Santos Vitorino Costa é Geógrafo formado pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental pelo Instituto Tocantinense de Pós-graduação, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Geografia pela Universitat Autònoma de Barcelona. É pesquisador do LabEspaço – Laboratório Espaço, sociedade, tecnologia e espaço, sob orientação da professora Titular Doutora Tamara Egler desde 2010. Sua pesquisa sobre os impactos das tecnologias de informação e comunicação na vida cotidiana de uma cidade pequena, busca compreender os vínculos e implicações entre TICs e sociedade focando (re)configuração das pequenas cidades frente ao amplo processo de globalização. Atualmente desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também é docente do Cederj no Departamento de Geografia onde coordena a disciplina Geografia do Ciberespaço à distância . Tendo experiência como professor nos ensinos de graduação, pós-graduação e educação básica. Atua principalmente com os seguintes temas: Governo, inovação, território, política pública, produção do espaço, urbanização.

 

 

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 22/06/2020
Horário: 17:30 - 19:00

Local: Evento Virtual
Acessar o Link no corpo da Matéria
Acesso via Internet - Mundial CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:22/06/2020
Site: https://tinyurl.com/agenciaippur
Instituição responsável: IPPUR/UFRJ
Email do organizador:divulgacao@ippur.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 99028-4848