Curso de extensão: “Justiça Social e Direitos Básicos”

É com muita satisfação que o Núcleo de Inclusão – NIS/UFRJ Social inaugura suas atividades de 2017 apresentando o curso de extensão Justiça Social e Direitos Básicos: por uma perspectiva mais inclusiva. O curso oferecerá subsídios para aqueles que pretendem colaborar com a promoção da justiça social e dos direitos básicos. O conteúdo pedagógico será focado nos seguintes temas: teorias de justiça e direitos básicos; narrativas de gênero, etnia e classe; narrativas em saúde; ética animal e ambiental.

O NIS é um projeto de extensão que funciona no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ, desde 2008, e tem como proposta central a busca pela ampliação das reflexões sobre situações de vulnerabilidade, discriminação e exclusão social, de forma a sensibilizar a comunidade para a necessária implementação de mecanismos de justiça eficazes para a promoção de um ideal de sociedade mais justa e igualitária. Para tal, defendemos a adoção de um conceito de justiça não-neutro, ou seja, não meramente procedimental, mas, sim, um conceito substantivo de justiça que nos compromete, ao mesmo tempo, com a implementação de mecanismos de justiça reparadora.

Apresentação do curso

O curso pretende reunir teoria e prática. Neste sentido 42 horas serão destinas às aulas teóricas que forneçam o arcabouço conceitual para a produção de material didático, a ser utilizado nas ações sociais promovidas pelo grupo. A ações organizadas comporão as 18 horas complementares ao programa completo.

Nestes contextos serão realizadas atividades públicas em praças, atividades direcionadas em escolas e outros locais a serem definidos durante o curso, obedecendo à demanda da turma.

Cada módulo do curso será composto por uma primeira etapa baseada em aulas iniciais de entrosamento entre professores e alunos para gerar a familiaridade dos alunos com o referencial teórico próprio do módulo;

A segunda etapa será a participação de palestrantes técnicos ou a apresentação da equipe docente de aplicações técnicas dos conhecimentos discutidos na primeira etapa;

O terceiro momento será a aplicação desse conhecimento em uma atividade externa em que os alunos atuarão de forma participativa e empenhada em conscientização, educação e aplicação dos referenciais teóricos aos grupos com os quais estarão em contato. Nesta etapa serão realizadas atividades como campanhas em praças públicas, escolas, hospitais e outros espaços característicos;

Por último, serão construídas, pelos estudantes, propostas de aplicação do conhecimento adquirido durante o curso em materiais didáticos. Tais propostas serão apresentadas para a turma e discutidas de forma construtiva a fim de gerar ao final do curso, uma série de publicações que sejam de utilidade pública e fruto do crescimento pessoal de cada estudante.

Ao final dos módulos cada estudante precisará redigir um material didático que poderá ser utilizado nas ações públicas voltadas para a promoção da cidadania.

Dia(s): 14 mar 2017 - 13 jun 2017

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Período de inscrição: De 08/02/17 até 28/02/17