Fluxos e contrafluxos


Fluxos e contrafluxos:
pistas, provocações e controvérsias no campo da Psicossociologia

Os grupos de pesquisa Rizoma Verde: Comunicação, Consumo e Responsabilidade Socioambiental e PSYCCON, Processos Psicossociais de Consumo e Comunicação, socializam suas pesquisas e convidam para o seminário on-line Fluxos e contrafluxos: pistas, provocações e controvérsias no campo da Psicossociologia.

O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro, das 17h às 19h, pelo Google Meet. Enviaremos o link por e-mail para os inscritos.

O Rizoma Verde e o PSYCCON são projetos de extensão que integram os grupos de pesquisa compostos por alunos da pós-graduação do Programa EICOS (Curso: Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social), do Instituto de Psicologia e da graduação do curso de Comunicação Social, da Escola de Comunicação da UFRJ. Ambos os grupos têm como função a produção e a interação de saberes e reflexões por meio das pesquisas de artigos científicos bem como da orientação de dissertações e teses (realizadas e em andamento), no PPG EICOS IP – UFRJ, coordenados pelo Professor Doutor Fred Tavares.

Saiba mais sobre os grupos:

 

Rizoma Verde: Comunicação, Consumo e Responsabilidade socioambiental PSYCCON: Processos Psicossociais de Consumo e Comunicação
O Rizoma Verde tem um caráter interdisciplinar na interação dialógica entre os saberes da comunicação e da psicologia, especialmente nos processos da investigação mais particular na interface entre a comunicação, o marketing ambiental, a responsabilidade socioambiental e a psicossociologia à luz da temática da sustentabilidade, através do rebatimento com os processos de consumo. Do mesmo modo, esse diálogo pode ser observado pela aproximação entre a academia, as empresas, a mídia, as organizações de comunicação, as ONGS e os demais interessados no campo de estudos das questões da sustentabilidade por meio do olhar da interdisciplinaridade. O PSYCCON tem um caráter interdisciplinar na interação dialógica entre os saberes da Comunicação e da Psicologia, especialmente no processo da investigação mais particular da Publicidade e da Psicossociologia, respectivamente, à luz do campo da produção do consumo. Da mesma forma, esse diálogo pode ser percebido pela aproximação entre a academia e o mercado – por intermédio do setor das organizações de comunicação como espaço de atuação profissional.

 

Programação

1º dia – 15 de dezembro – terça-feira

Horário: 17:00 – 19:00

17h00  – Abertura  – Fred Tavares

17h15  – Eliane Monteiro de Almeida
“O Marketing Ambiental e a Teoria Ator-Rede: investigando os processos psicossociais do pós-consumo das marcas Coca-Cola e Ambev”

17h30  – Marlen Maria Cabral Ramalho
“O império do simulacro: o olhar sobre a lógica da natureza-naturante e natureza-naturada como marca verde no caso da Trilha da Pedra do Telégrafo (Rio de Janeiro)”

17h45  – Margarete Ribeiro Tavares
“Natureza fashion e os possíveis modismos de alimentos orgânicos: o locavorismo e suas subjetividades nas feiras cariocas”

18h00  – Patricia Magalhães Bevilaqua
“Corpo, rituais e paisagens: a arte indígena contemporânea e o olhar do artista sobre o consumo e as transformações psicossociais, culturais e ambientais”

18h15 – Flavia Costa Rocha de Assis Fonseca
“Ser ou parecer socialmente engajado? Uma análise sobre a participação dos doadores de uma organização humanitária pela ótica do Capitalismo Rizomático em redes digitais”

18h30  – Felipe Mathias Castello-Branco
“Blackfaces no consumo, black lives e produções de resistência, sob o olhar da Psicossociologia”

18h45 – Jefferson Fernando Gonçalves Guedes da Costa
“O universo dos jogos eletrônicos: investigando os “kits de subjetividade” online no caso do League of Legends”

2º dia – 16 de dezembro – quarta-feira

Horário: 17:00 – 19:00

17h00  – Abertura  – Fred Tavares

17h15  – Denise Rugani Töpke
“A rede dos stakeholders na produção da Responsabilidade $ocioambiental Compartilhada (R$C): investigando processos psicossociais nas tessituras do controle e do capitalismo rizomático”

17h30  – Rosa Vargas
“Mídia e Consumo: a subjetividade como mercadoria”

17h45  – Bárbara Lucia Guimarães Alves
“A politização do consumo e a produtilização da natureza na comercialização de orgânicos e configuração dos ‘kits de subjetividade’ no caso dos agricultores urbanos do entorno do maciço da Pedra Branca”

18h00  – Carine Morrot de Oliveira
“Raízes do Brasil: uma abordagem psicossocial à micropolítica do Movimento dos Pequenos Agricultores”

18h15  – Eline Prado Santos Feitosa –  Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Convidada do PRODEMA- UFS)
“Gestão de Resíduos Domiciliares durante a Pandemia da COVID-19”

18h30  – Giselle Gama Torres Ferreira
“PUBLIWAVEWASHING (PWW): um estudo psicossocial sobre a publicização da natureza como processo de ondas de consumo mercadológico”

18h45 – Fechamento

Detalhes do evento:

Fluxos e contrafluxos: pistas, provocações e controvérsias no campo da Psicossociologia

Dia(s): 15 e 16/12/2020
Horário: 17:00 – 19:00
Local: Online via Google Meet

Inscrições: https://www.even3.com.br/fluxosecontrafluxos/

Categoria(s): Seminário

Valor: Gratuito

Instituição responsável: Programa EICOS (Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) do Instituto de Psicologia

 

Detalhes do evento:

Dia(s): 16 dez 2020
Horário: 17h00 - 19h00

Local:

Online: https://www.even3.com.br/fluxosecontrafluxos/

Categorias

Sem Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: 15/10/2020
Site: https://www.even3.com.br/fluxosecontrafluxos/
Instituição responsável: UFRJ - Instituto de Psicologia
Email do organizador: secretariaeicos@gmail.com
Telefone de contato: (21) 3938-5319