XI Editor em Ação · Mulheres na Edição

Debates e Encontros

Escola de Comunicação da UFRJ
Curso de Produção Editorial
Dias 2 e 3 de dezembro, 17-19h
Transmissão via Youtube

MESA 1

  • Andreia Rezende · Debatedora
  • Ana Elisa Ribeiro · CEFET-MG
  • Maíra Nassif · Relicário Edições, BH
  • Sarah Kersley ·  Livraria Boto-cor-de-rosa / selo editorial Paralelo13S, Salvador

MESA 2

  • Aline Frederico · Debatedora
  • Lizandra Magon de Almeida · Editora Jandaíra, SP
  • Silvia Naschenveng · Editora Mundaréu, SP
  • Rejane Santos · Editora Autêntica, BH

Participantes

MESA 1

Andréia Resende, professora da Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisa multiletramentos e atua na disseminação de fundamentos do design visual para um público de não-designers. Além de ministrar disciplinas nessa área, orienta projetos experimentais que exploram as linguagens gráficas. Fez mestrado em Comunicação na UFF e é graduada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Como designer, sempre atuou na área cultural e no desenvolvimento de projetos gráficos para o mercado editorial.

Ana Elisa Ribeiro é professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG, onde atua como docente e pesquisadora do campo da edição. Tem livros publicados na área, além de produção literária em prosa e verso. Desenvolve e executa projetos editoriais especiais, em especial literários e de estudos editoriais, para editoras como Impressões de Minas (BH), Moinhos e Contafios (BH), Peirópolis (SP) e Autêntica (BH). Coordena o grupo de pesquisa Mulheres na Edição (CNPq/Fapemig). Um de seus títulos mais recentes é Prezada editora – mulheres no mercado editorial brasileiro (Moinhos/Contafios, 2021).

Maíra Nassif é fundadora e editora da Relicário Edições. Com graduação e mestrado em filosofia pela UFMG, iniciou seu trabalho editorial em 2011, como produtora editorial em uma casa de livros acadêmicos. Em 2013, fundou a Relicário, voltada para a publicação de literatura e também para a publicação de ensaios e textos teóricos na área de teoria e crítica literária, estética e filosofia da arte e psicanálise.

Sarah Rebecca Kersley é poeta, tradutora, editora e livreira. Nasceu no Reino Unido em 1976 e está radicada na Bahia há quase duas décadas. Vive em Salvador, onde é uma das coordenadoras da Livraria Boto-cor-de-rosa e do Selo editorial Paralelo13S. Tem trabalhos publicados em diversas revistas e antologias e é autora dos livros Tipografia oceânica (poesia, 2017) e Sábado (crônica/memória/biografia, 2018). ParaLeLo13S é o selo editorial da livraria boto-cor-de-rosa, projeto que atua em Salvador desde 2015 e tem como foco a literatura contemporânea. Trabalhando sempre a partir de uma linha curatorial e com um acervo de publicações de diversas editoras brasileiras, a livraria existe de forma itinerante em feiras e espaços coletivos e agora na pandemia, de forma virtual. Vinculado à Boto, o selo editorial Paralelo13S iniciou suas publicações em 2017, tendo editado, até o momento, 22 livros, incluindo poesia, contos, crônicas, novela, romance, literatura infantil, e ensaios críticos.

MESA 2

Aline Frederico é professora na Escola de Comunicação da UFRJ.  Pesquisadora em leitura, literatura e edição digital. Colaboradora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e membro do júri dos prêmios Selo Cátedra 10 e ComKids Interativo. É uma das fundadoras do coletivo Leitura na Tela.

Lizandra Magon de Almeida é diretora editorial da Editora Jandaíra. Graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, é também tradutora, jornalista e poeta.

Silvia Naschenveng, formada pela PUC/SP e mestre pela London School of Economics and Political Science, começou tarde no mercado editorial. É fundadora e, desde 2014, editora da Mundaréu, em que, por falta de companhia, acaba se envolvendo em todas as atividades de uma pequena editora. Como editora, participou da Semana FILBA de Editores, paralela à Feira do Livro de Buenos Aires de 2016; do Programa de Formação para a Feira do Livro de Frankfurt 2018, patrocinado pelo Ministério de Relações Exteriores da Alemanha; do Invitation Program para Editores de Mercados en Desenvolvimento da Feira do Livro de Frankfurt 2019; e da edição virtual 2021 do Fellowship Program do Instituto Ramon Llull de Barcelona.

Rejane Dias dos Santos é natural de Itabira, Minas Gerais. É formada em Comunicação Social pela PUCMinas, com pós-graduação em Literatura Brasileira. Depois de trabalhar por dois anos em Brasília, em 1991 fundou em Belo Horizonte uma empresa de Comunicação – para produzir jornais e revistas para clientes do setor público e privado –, e, em setembro de 1997, criou a Editora Autêntica, que completará 25 anos em 2022. De 2002 a 2019 foram criados mais 5 selos editoriais compondo o Grupo Autêntica: Gutenberg, Nemo, Vestígio, Autêntica Business e Yellowfante. O Grupo se prepara para lançar no próximo ano o selo Autêntica Contemporânea, para publicar exclusivamente literatura contemporânea.

Detalhes do evento:

Dia(s): 2 dez 2021 - 3 dez 2021
Horário: 17h00 - 19h00

Local:

Online: Canal da ECO no Youtube

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Até 02/12/2021
Site: https://www.facebook.com/editoremacao/
Instituição responsável: Escola de Comunicação da UFRJ
Email do organizador: isabeltravancas@gmail.com
Telefone de contato: