Trio Capitu na Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente, no Rio

Atividades Culturais e Espetáculos

Dia 1º de junho, 18h, no Teatro Dulcina, no centro do Rio de Janeiro, a Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente recebe o Trio Capitu, de música de câmera. Formado por Janaína Perotto (oboé), Sofia Ceccato (flauta) e Ariana Mendonça (Fagote), o grupo celebra seu retorno presencial aos palcos com um programa predominantemente feminino, formado por obras dedicadas ao Trio e arranjos especiais, que dialogam com peças originais para a formação do grupo – incluindo as compositoras internacionais Larsen e Arrieu e as brasileiras Chiquinha Gonzaga e Daniela Spielmann.

A Mostra ocupa o teatro às quartas-feiras, alternando atrações dos projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser obtidos por meio da plataforma virtual Sympla https://www.sympla.com.br/evento/trio-capitu/1578949. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O programa

Gilson Santos – Abrindo os Caminhos (dedicada ao Trio Capitu)
W.A. Mozart – Divertimento nº2, KV.439b
Claude Arrieu – Suite en Trio
Libby Larsen – Impromptu
Daniela Spielmann – No Rastro da Coelha (versão para o Trio Capitu)
Noel Rosa – Conversa de Botequim (arr. Ricardo Candido)
Chiquinha Gonzaga – Atraente – Lua Branca – Gaúcho (arr. Isaias Ferreira)

Sobre o Trio Capitu

Fundado em 2012, o Trio vem acumulando reconhecimento de público e de crítica, colaborando e estabelecendo parcerias com diversos artistas da cena contemporânea, como Clarice Assad e André Muato, Carlos Malta, Rodrigo Lima, Deborah Levy, João Bouhid e outros. Foi finalista do 27º Prêmio da Música Brasileira na categoria “Revelação” e Menção Honrosa pelo site Embrulhador em 2016, com o álbum Novos Ventos.
Por dois anos consecutivos, ganhou o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, e também foi um dos grupos a se apresentar no aclamado projeto social Doutores da Alegria. O grupo desenvolve um trabalho de formação de novas plateias, levando o formato didático e interativo a grupos que ainda encontram dificuldades no acesso à experiência da música instrumental.

As integrantes

Sofia Ceccato é flautista de “domínio do instrumento e desenvoltura cênica”, como diz o site especializado em música clássica movimento.com. É solista, camerista e também instrumentista de orquestras (Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro), além de atuar como produtora e apresentadora. Além do Trio Capitu, seus trabalhos de destaque são Gaia Trio e Trio Ceccato, tendo se apresentado nas mais importantes salas e teatros do Rio de Janeiro e também pelo país e exterior. Em 2020, ministrou aula no Curso Música e Negócios EAD promovido pela PUC-RIO e integrou o time de professores da Escola SESC de Ensino Médio, dentro do Projeto Uzina. Atualmente é professora na ONG Orquestrando a Vida no norte do estado do RJ.

Natural de Londrina (PR), Janaína Perotto formou-se em Oboé pela UNIRIO e aperfeiçoou-se em Performance na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha. Ela é integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 2002, e doutora em Música pela UFRJ, com tese voltada para a performance e a música de Heitor Villa-Lobos para madeiras. É tradutora e autora dos livros Doce de Jaca (Penalux, 2021) e Abecedário das Matas (Independente, 2021). Atualmente, cursa a Formação de Escritores da PUC-Rio.

Natural do Espírito Santo, Ariana Mendonça é Mestre em Música pela UFRJ. Integrante da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, iniciou seus estudos musicais no saxofone, aos 13 anos de idade, e dois anos mais tarde iniciou seus estudos ao fagote. Formou-se Bacharel em Fagote pela Faculdade de Música do Espírito Santo. É pós-graduada em Educação Musical pelo Instituto superior de Educação de Afonso Cláudio. Concluiu diversos cursos de aprimoramentos, como o de Extensão Universitária na modalidade de Difusão: Curso de Fagote/USP. É integrante da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil e da Orquestra de Mulheres do Espírito Santo na qual também se apresentou como solista. Participa ativamente da cena de câmara com o Trio Capitu e Trio Pocar. Participou de diversas óperas e festivais internacionais. Foi professora de fagote no curso de extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo. Ariana é considerada a primeira, e até o momento a única mulher capixaba a se profissionalizar neste instrumento em seu estado.

Dia(s): 1 jun 2022

Local: Teatro Dulcina